Suprema Corte impede Congresso de receber declarações fiscais de Trump
Comissão da Câmara dos Estados Unidos pede acesso aos registros desde 2019
O presidente da Suprema Corte, John Roberts, suspendeu temporariamente, nesta 3ª feira (1º.nov), a entrega das declarações fiscais do ex-presidente Donald Trump à Comissão de Assuntos Tributários da Câmara dos Estados Unidos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A decisão foi tomada depois que Trump entrou com um recurso de emergência na corte. Seus dados fiscais são alvos de uma batalha iniciada em 2019, quando o painel da Câmara solicitou pela primeira vez as informações.
Nos Estados Unidos existe uma tradição de todo presidente eleito apresentar seus dados fiscais. O republicano, no entanto, alega que as solicitações são uma perseguição política.
Sem a decisão de Roberts nesta 3ª, a Câmara Ways and Means receberia as declarações do Departamento do Tesouro na 5ª feira (3.nov). Agora, a Comissão de Assuntos Tributários tem até 10 de novembro para responder o recurso de Trump, que tenta vetar ou atrasar o acesso aos seus registros fiscais. E pode ser que ele consiga.
Se a Comissão aceitar o pedido de adiamento, a decisão final ficará para o início do próximo Congresso, em janeiro de 2023. Depois das eleições legislativas de meio mandato nos Estados Unidos, em 8 de novembro.
Dependendo do resultado das eleições, o partido Republicano pode ganhar a maioria na Câmara, hoje comandada pelo partido Democrata, e assim decidir encerrar a solicitação pelos registros.
* Com informações da Associated Press