"Reino Unido precisa de mudanças ousadas", diz Truss em último discurso
Premiê teve mandato mais curto da história britânica, com 45 dias de governo
Camila Stucaluc
Cerca de cinco dias após renunciar ao cargo, Liz Truss fez o último discurso como primeira-ministra do Reino Unido, nesta 3ª feira (25.out). Acompanhada por integrantes do gabinete, em Downing Street, a política disse que foi uma "grande honra" comandar o governo britânico, mas que enxerga que o país precisa de "mudanças ousadas".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Estou mais convencida do que nunca de que precisamos ser ousadas e enfrentar os desafios. Nós simplesmente não podemos nos dar ao luxo de ser um país de baixo crescimento onde o Governo ocupa uma parcela crescente de nossa riqueza nacional e onde há enormes divisões entre diferentes partes do nosso país", disse.
Truss ainda enfatizou o apoio à Ucrânia, que está em guerra com a Rússia, e desejou boa sorte a Rishi Sunak, que assume como primeiro-ministro do Reino Unido ainda hoje. Agora, a política deve se encontrar com o rei Charles III, no Palácio de Buckingham, para apresentar formalmente a renúncia ao cargo.
Substituindo Boris Johnson, Truss foi eleita premiê em 5 de setembro, após ganhar de Rishi Sunak na eleição interna do Partido Conservador. A governabilidade da política, no entanto, foi colocada em xeque poucos dias depois, quando anunciou um plano econômico que assustou o mercado financeiro por elevar os custos de empréstimos do governo.
+ Zona do euro registra 4ª queda da atividade industrial
Com isso, Truss foi a premiê com o mandato mais curto da história britânica, de 45 dias, fazendo com que o Reino Unido tenha o terceiro primeiro-ministro desde as eleições gerais de 2019. Na data, o Partido Conservador conseguiu a maioria das cadeiras do Parlamento.