Publicidade
Mundo

"É preciso uma abordagem de hemisfério para o tema imigração", diz porta-voz americano

EUA iniciaram um acordo com o México que autoriza a entrada temporária para 24 mil imigrantes venezuelanos

Imagem da noticia "É preciso uma abordagem de hemisfério para o tema imigração", diz porta-voz americano
porta-voz EUA
• Atualizado em
Publicidade

Washington DC - O governo de Lopez-Obrador aceitou acolher imigrantes irregulares do país vizinho após uma série de negociações. "Tivemos um diálogo de alto nível na semana passada. Foi uma oportunidade não apenas para o Departamento de Estado e o Departamento de Justiça mas para o Departamento de Segurança Interna para discutir uma variedade de assuntos incluindo o desafio de imigração ilegal que tem impacto nos países fronteiriços incluindo o Mexico, disse Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado em resposta 'a pergunta feita pelo SBT.

Price afirmou que o assunto está sendo liderado pelo Departamento de Segurança Interna americano que tem os detalhes. "O Departamento de Estado, esta administração, reconhece que e' preciso uma abordagem de Hemisfério para o tema imigração. E' precisamente  por isso que colocamos juntos países do Hemisfério em Junho em Los Angeles para colocar adiante a declaração sobre imigração e proteção que pela primeira vez e' um documento que coloca princípios e comprometimentos que 21 países na região se comprometeram em tomar", disse Price.

Questionado sobre como a Colombia pode exercer um papel de país aliado para melhorar a condição na fronteira, uma vez que o recém presidente eleito Gustavo Petro tem maior facilidade de comunicação com quem está no comando da Venezuela, Price disse: " Tivemos a oportunidade de discutir o desafio da imigração irregular e o desafio do êxodo de refugiados e imigrantes da situação politica e econômica da Venezuela com o presidente Petro . O seu governo no começo do mês, a Colombia tem demonstrado extrema generosidade e apoio para com os centenas de milhares, mais de milhastes de imigrantes venezuelanos que buscaram refúgio na Colombia."

O porta-foz afirmou que foi após a reunião de segurança na semana passada que o governo americano finalizou a concessão de permanência temporária aos quase 25 mil venezuelanos. Mas lembrou que o desafio da fuga de países latinos em crise e mais amplo. Price afirma que o programa, que determina expulsão imediata de imigrantes ilegais alem da cota estabelecida, visa não incentivar a imigração irregular. "E uma situação de risco para aqueles que enfrentam uma decisão difícil de abrir mão de suas vidas, sacrificar suas vidas para entrar nesta jornada perigosa em busca de Segurança."  

O governo americano afirma que a concessão de permanência temporária para um numero especifico de imigrantes da Venezuela é a oportunidade para que pessoas entrem de forma legal e ordenada no país. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade