Coreia do Norte envia aviões militares para a fronteira com Seul
Incidente acontece horas depois de Pyongyang disparar dois mísseis balísticos no mar do Japão
Doze aviões de guerra da Coreia do Norte voaram perto da fronteira com a Coreia do Sul nesta 5ª feira (06.out), aumentando ainda mais as tensões na península coreana, que nesta semana viu diversas demonstrações de força de ambos os países.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Antes de fazer o sobrevoo, Pyongyang já havia lançado dois mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão. Os lançamentos ocorreram depois que os Estados Unidos redistribuíram um porta-aviões perto da Península Coreana em resposta a um outro lançamento da Coreia do Norte de um míssil com capacidade nuclear sobre o Japão no início desta semana.
O incidente desta 5ª é altamente incomum e levou Seul a enviar 30 caças em resposta à provocação, mas não houve registros de confronto.
A Coreia do Norte já havia enviado aviões militares para perto da fronteira, mas a agência de notícias Yonhap disse que esta é provavelmente a primeira vez que mobiliza tantos aviões de guerra para um voo provocativo e exercícios de tiro.
Outras armas testadas nos últimos dias incluem mísseis do tipo Iskander e outras armas balísticas projetadas para atingir alvos importantes na Coreia do Sul, incluindo bases militares dos EUA.
Alguns especialistas dizem que o líder norte-coreano Kim Jong Un está determinado a expandir seu arsenal nuclear, desafiando as sanções internacionais. O objetivo da Coreia do Norte é eventualmente ganhar o reconhecimento como um estado nuclear legítimo dos Estados Unidos e o levantamento das sanções, embora Washington e seus aliados não tenham mostrado nenhum sinal de fazê-lo.
* Com informações da Associated Press