Furacão pausa desavenças políticas de Biden e governador da Flórida
Biden disse que vai visitar as regiões afetadas pelo Ian e encontrará Ron de Santis que patrocinou o envio de voos privados com imigrantes ilegais para uma ilha
Patrícia Vasconcellos
Jardim de rosas
A semana começou com um evento neste espaço sobre saúde pública. O Rose Garden é o quintal do presidente americano e há tempos é usado para pronunciamentos na área externa da Casa Branca. Liga o salão oval - escritório - à residência oficial. Ellen Axson Wilson, primeira-dama americana em 1913, foi quem criou o primeiro jardim.
+ Conheça os colunistas do SBT News
+ Leia as últimas notícias de Economia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Administrações futuras marcaram mudanças de estilos. Jackeline Kennedy plantou tulipas de várias cores na década de sessenta em um projeto idealizado pela paisagista Rachel Lambert Mellon após viagem dos Kennedy à Europa. Melania Trump retirou árvores históricas, o jardim ficou quase sem rosas, com mais tom verde.
Em 2021, petições enviadas à Casa Branca pediram o retorno das rosas. Jill Biden as trouxe de volta. Neste outono, elas seguem ali. Um pouco tímidas pois não são tantas mas marcam presença e dão razão ao nome do lugar.
Segundo-cavalheiro
Ele foi notícia quando ela chegou à vice-presidência dos Estados Unidos. Fato inédito na história americana. Atualmente, pouco se fala sobre o segundo-cavalheiro no noticiário local ou internacional. Douglas Emhoff, esposo de Kamala Harris, tem agenda pública de compromissos divulgada diariamente e nesta última semana um fato ganhou destaque.
Douglas discursou antes de Biden na primeira cerimônia desta administração para celebrar o Rosh Hashanah, ano novo judaico. O segundo-cavalheiro falou sobre tolerância e inclusão. De Biden, um gracejo e uma projeção.
Disse que ele e Doug se casaram bem acima de suas posições, em elogio às esposas. Sobre Kamala, o presidente americano comentou que a ex-senadora não será a última mulher vice-presidente ou presidente.
Herança hispânica e imigração
No mesmo dia em que a Casa Branca recebeu a comunidade judaica para o ano novo, latinos que ocupam posições de destaque nos Estados Unidos foram convidados para um evento chamado "Herança hispânica".
Em um discurso rápido, no início, Biden disse que os Estados Unidos são um país de imigrantes e que 26 por cento das crianças em escolas públicas no país falam espanhol.
O presidente não falou sobre novos imigrantes, a briga interna com o governador texano ou sobre os desafios internos em torno do tema. Na platéia, a reportagem do SBTNews registrou a presença de dois músicos. A cantora espanhola Beatriz Luengo e Yotuel, cantor cubano-americano que em julho do ano passado teve uma reunião privada com Biden sobre os protestos que eclodiram na ilha caribenha.
Desavenças políticas irrelevantes
Foi o que respondeu Biden ao jornalista que o questionou se ele ligaria para o governador da Flórida, conhecido desafeto político, após a passagem do furacão Ian pelo continente. Ron de Santis foi o patrocinador recente de dois voos que levaram imigrantes ilegais latinos à uma ilha. Martha's Vineyard é um balneário onde americanos de alta renda têm propriedades.
Outras centenas de famílias que cruzaram a fronteira ilegalmente foram enviadas de ônibus do Texas às cidades de Nova York e a capital Washington. Greg Abbot, governador texano e De Santis, governador da Flórida, atuaram em parceria a dois meses das eleições legislativas americanas.