Reino Unido divulga projeção de moeda com rosto do rei Charles III
Próxima mudança deve ser nas cédulas britânicas, que também receberão a imagem do monarca
O Reino Unido divulgou, na 5ª feira (29.set), o retrato do rei Charles III que aparecerá nas moedas britânicas a partir deste ano. A imagem foi criada pelo escultor inglês Martin Jennings, a partir de fotografias do monarca, e estreou em uma moeda de 50 centavos e em uma de 5 libras.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Seguindo a tradição, o retrato de Charles está voltado para a esquerda, direção oposta à imagem do antecessor, a rainha Elizabeth II. Além disso, como os reis anteriores, o monarca está representado sem uma coroa, diferentemente da rainha. Segundo o Palácio de Buckingham, a efígie foi aprovada pessoalmente pelo rei.
As moedas com o rosto de Elizabeth, no entanto, continuarão valendo e serão substituídas gradualmente. A próxima mudança deve ser nas cédulas britânicas, que também receberão a imagem de Charles. O Banco da Inglaterra informou que o retrato do rei será divulgado no fim deste ano, mas que as novas notas estarão em circulação apenas em meados de 2024.
+ Departamento escocês divulga causa da morte da rainha Elizabeth II
+ Hino, moeda, selo: O que muda com a morte da rainha Elizabeth II?
No início desta semana, a Família Real divulgou o monograma oficial de Charles, representado pelas iniciais C (Charles) e R (rex - rei em latim) e o desenho de uma coroa. O selo foi utilizado pela primeira vez nas correspondências enviadas pelo Palácio de Buckingham e deve ser implementado em fardas militares, caixas de correio, passaportes e outros documentos com o passar do tempo.