Departamento escocês divulga causa da morte da rainha Elizabeth II
Monarca faleceu no início de setembro, aos 96 anos, e marcou o reinado mais longo da história britânica
Camila Stucaluc
O Departamento de Registros da Escócia divulgou, nesta 5ª feira (29.set), o certificado de óbito da rainha Elizabeth II. Segundo o documento, a monarca faleceu "de velhice", às 15h10 (11h10 no horário de Brasília), no dia 8 de setembro, no Castelo Balmoral, na Escócia. A morte, no entanto, foi divulgada pela Família Real após as 14h.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A informante do obituário foi a princesa Anne, filha de Elizabeth II. Uma semana após a morte da rainha, a princesa divulgou uma declaração dizendo que teve o privilégio de acompanhar Elizabeth até a jornada final. "Tive a sorte de compartilhar as últimas 24 horas da vida da minha querida mãe. Todos compartilharemos memórias únicas", escreveu.
Ocupando o trono desde 1952, a monarca, que morreu aos 96 anos, teve o reinado mais longo da história britânica, superando o comando da rainha Vitória, que governou no século XIX, por 63 anos, de 1837 a 1901. No período, Elizabeth foi servida por 15 primeiros-ministros, sendo a última Liz Truss, nomeada no início de setembro.
Leia também
+ Família real anuncia fim do período de luto pela morte de Elizabeth II
+ Família real britânica divulga foto da lápide da rainha Elizabeth II
+ Rainha Elizabeth II é sepultada em cerimônia restrita à família real