Furacão Ian atinge Cuba e pode ganhar força antes de chegar na Flórida
Com ventos de 205 km/h, o furacão tocou o solo cubano na manhã desta 3ª e deve provocar estragos na Flórida a partir de 4ª
SBT News
O furacão Ian atingiu Cuba nesta 3ªfeira (27.set), segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Com ventos de 205 km/h, o fenômeno de categoria três tocou o solo da província cubana de Pinar del Rio às 5h30 da manhã e deve se itensificar para uma tempestade de categoria 4 antes de chegar no estado da Flórida (EUA), na 4ªfeira (28.set).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A ilha aguardava a chegada da tempestade e ordenou a evacuação de 50.000 pessoas da região, que é a principal produtora de tabaco de Cuba. 55 abrigos foram montados para receber possíveis deslocados. De acordo com as autoridades meteorologicas, "impactos significativos de ventos e tempestades", foram registrados na costa oeste do país, com ventos com força de tempestade tropical se estendendo por 185 quilômetros. A capital cubana, Havana, também foi atingida por chuva e fortes rajadas.
É previsto que o furacão se fortaleça e ganhe força ao passar pelas águas quentes do Golfo do México, atingindo ventos superiores de 225 km/h antes de atingir a terra novamente. Ventos com força de tempestade tropical são esperados na Flórida nesta 3ª, atingindo a força de furacão na manhã de 4ª.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência em todo o estado norte-americano e pediu aos moradores que se preparem para a tempestade que atingirá grandes áreas do estado com fortes chuvas, ventos fortes e aumento do nível do mar. "Este é um furacão realmente muito grande", afirmou DeSantis nesta 3ª, após informar a ampliação de áreas sob alerta, provocando a evacuação de centenas de milhares de pessoas no norte, costa oeste e sudoeste do estado. As cidades de Tampa e São Petersburgo, no sudoeste, podem sofrer o primeiro impacto direto de um grande furacão desde 1921.
Diante da proporção da tempestade e seus possíveis impactos, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também declarou estado de emergência, autorizando o Departamento de Segurança Interna e a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, ou FEMA, a coordenar o socorro a desastres e fornecer assistência para proteger vidas e propriedades. Ele adiou uma viagem programada para a Flórida, em 27 de setembro, por causa da tempestade.
A chegada do furacão Ian a Cuba e Flórida acontece ao mesmo tempo em que o ciclone pós-tropical Fiona causa estragos na costa leste do Canadá depois de produzir danos "catastróficos" em Porto Rico e República Dominicana.
* Com informações da Associated Press