Tempestade Fiona atinge costa leste do Canadá e deixa mais de 500 mil sem luz
Algumas regiões do país registraram chuvas fortes, ondas de mais de 12 metros e ventos de 130 km/h
Karyn Souza
A tempestade Fiona atingiu, neste sábado (24.set), a costa leste do Canadá, provocando chuvas e ventos fortes. Com rajadas de 137 km/h, a formação atingiu o continente como furacão de categoria 1, segundo informações da Associated Press.
Uma das regiões canadenses mais atingidas por Fiona foi Nova Escócia, onde mais de 400 mil casas tiveram o fornecimento de energia interrompido, conforme boletim da operadora Nova Scotia Power. Ondas de mais de 12 metros também provocaram destruição no litoral da província.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Autoridades da Nova Escócia emitiram um alerta de emergência, neste domingo, anunciando possíveis cortes de energia e orientando a população a ficar em casa, com mantimentos suficientes para durarem pelo menos 72 horas.
Em boletim divulgado por volta das 9 horas da manhã (horário de Brasília), o Centro Canadense de Furacões informou o registro de ventos de mais de 130 km/h na região de Nova Escócia, e observou que, até o momento, Fiona tem se movido a uma velocidade de 55 km/h no sentido norte-nordeste do Atlântico.
Outras duas províncias afetadas pela passagem da tempestade foram a ilha de Príncipe Eduardo e New Brunswick, os as operadoras reportaram 82 mil e 44 mil clientes sem energia, respectivamente.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse acreditar que a tempestade pode "ter um impacto significativo em toda a região", e pediu a todos que "tomem as precauções adequadas" para evitar a perda de vidas.
Fiona chega ao Canadá uma semana depois de deixar um rastro de destruição em sua passagem pelo Caribe. Em Porto Rico, segundo a imprensa dos Estados Unidos, 4 pessoas morreram em decorrência de desabamentos e inundações. Em Guadalupe, o departamento ultramarino francês notificou a morte de uma pessoa, e duas, na República Dominicana.
Leia também:
+ Japão: chegada de tempestade tropical coloca províncias em estado de alerta