Metade dos brasileiros acha que clima pode forçar mudança de casa
País estaria com índice de preocupação maior que a média mundial, revela pesquisa da Ipsos
Pablo Valler
O aquecimento global e as consequências cada vez mais devastadoras dos desastres naturais estão mudando a percepção sobre o problema. Se antes muita gente tinha dúvida de que realmente fosse acontecer, atualmente quase metade dos brasileiros acredita que pode, inclusive, ser atingido e forçado a deixar o lugar onde mora.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, a "Climate Change: Severity of Effects and Expectations of Displacement", mostrou que 49% dos brasileiros pensam que vão precisar mudar de casa nos próximos 25 anos.
O nível do Brasil ficou acima da média global, de 35%. Trinta e quatro países participaram do estudo: África do Sul, Alemanha, Austrália, Argentina, Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Suécia, Suíça, Tailândia e Turquia. O país onde a população está mais preocupada é a Índia, com 65%.
A análise não se limitou na perceptiva futura, também focou no presente e revelou que mais gente ainda já viveu alguma consequência dos extremos climáticos. Entre os brasileiros, 63% relataram um efeito grave onde vivem. O país com maior índice é o México, com 75% da população afetada.
Leia mais: