Veja imagens da última cerimônia em homenagem à rainha Elizabeth II
Monarca será enterrada na noite desta 2ªfeira (19.set) em cerimônia privada
Nesta 2ªfeira (19.set) é celebrada no Castelo de Windsor a última cerimônia em homenagem à rainha Elizabeth II antes do seu enterro na Capela de São Jorge. Veja imagens da cerimônia:
O caixão com o corpo de Elizabeth II chegou ao castelo de Windsor após um funeral de Estado na capital da Inglaterra, em Londres. Cercada de militares da guarda real, o veículo funerário seguiu pela Long Walk até os portões do castelo que serviu como residência oficial da rainha em sua infância e na pandemia.
Ao longo do caminho, buquês de flores deixados desde o anúncio da morte de Elizabeth II, na 5ªfeira, 8 de setembro, foram distribuidos para parecer um jardim. O pônei de estimação da rainha, Emma, também estava presente.
A chegada à capela de São Jorge foi acompanhada por guardas reais e membros da Família Real. Mais uma vez, oito guardas do 1º Batalhão de Guardas Granadeiros carregaram o caixão da monarca até o local da cerimônia.
800 convidados acompanharam a cerimônia particular -- a última a ser televisionada -- antes do caixão da rainha ser colocado para descansar junto com o do marido, o príncipe Philip, a mãe, a Rainha Mãe, e a irmã, a princesa Margareth. Entre os convidados, ex-primeiros ministros do país e a atual premiê, Liz Truss.
O serviço começou depois que o caixão da rainha foi colocado em um pulpito que ficou durante todo o serviço. Enquanto era carregado, o coro cantou o Salmo 121, e Contakion Russo dos Infiltrados, que foi cantado no funeral do Duque de Edimburgo. O serviço foi liderado pelo reitor de Windsor, David Conner.
A Coroa do Estado Imperial, o Orbe e o Cetro foram removidos de seu lugar no caixão pelo Joalheiro da Coroa. Eles foram passados para o Reitor de Windsor, que os colocou no altar e depois serão devolvidos à Torre de Londres, onde as jóias da monarquia são mantidas.
O Rei então colocou uma pequena bandeira, a Cor do Acampamento da Companhia da Rainha, em cima do caixão da mãe. Em outro momento simbólico, o Lord Chamberlain, Barão Parker, quebrou cerimonialmente sua varinha de escritório e colocou em cima do caixão da rainha. Foi ele quem organizou os eventos para a monarca e garantia a disciplina entre os funcionários reais. Ele é ex-membro do MI5. A varinha fina e branca foi históricamente usada para apontar funcionários mal-comportados.
O caixão da rainha foi lentamente baixado para o cofre real antes de seu enterro mais tarde em um cerimônia familiar privada.