Papa Francisco não deve comparecer ao funeral da rainha Elizabeth II
Dores no joelho aumentam dificuldade de locomoção do pontífice
Camila Stucaluc
O Vaticano informou, nesta 6ª feira (16.set), que o papa Francisco não deve estar presente no funeral da rainha Elizabeth II, marcado para o dia 19 de setembro. Em comunicado, a entidade afirmou que o secretário dos Negócios Estrangeiros do Estado, Paul Gallagher, representará o pontífice na cerimônia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O Reverendo Paul Gallagher, secretário de relações com estados e organizações internacionais, representará o Papa Francisco no funeral de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II", escreveu o Vaticano. A cerimônia será realizada na Abadia de Westminster, em Londres, onde cerca de 2,2 mil convidados são esperados.
A confirmação acontece um dia após Francisco retornar do Cazaquistão, onde participou do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais. Apesar de atender ao evento, que visou o diálogo entre as religiões, as recentes dificuldades de locomoção do papa vêm preocupando autoridades religiosas e médicos.
+ Fila para ver caixão da rainha Elizabeth II ficará fechada por 6 horas
No início de setembro, por exemplo, o pontífice precisou diminuir as atividades para recuperar a movimentação do joelho, prejudicada pela última viagem ao Canadá. "O joelho me faz mal. É o mal que antes se chamava 'mal de freira', porque elas rezavam de joelhos e se machucavam. Isso vai passar", disse Francisco.