Família real divulga cronograma para funeral da rainha Elizabeth II
Cerimônia contará com a presença de chefes de Estado e representantes da comunidade britânica
Camila Stucaluc
A Família Real divulgou, nesta 5ª feira (15.set), o cronograma para o funeral de Estado da rainha Elizabeth II, no dia 19 de setembro. Assim como informado anteriormente, a cerimônia será realizada na Abadia de Westminster, em Londres, onde cerca de 2,2 mil convidados são esperados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ TUDO SOBRE a Rainha Elizabeth II
Às 10h44 do dia do funeral, o caixão da rainha, feito de carvalho e chumbo, será transferido de carruagem do Westminster Hall, onde está disponível para visitação, para a Abadia. O trajeto, que deve durar menos de 10 minutos, será acompanhado por uma procissão, liderada pelo rei Charles III e demais integrantes da família real.
O serviço funerário contará com a presença de chefes de Estado e representantes de governos estrangeiros, incluindo famílias reais estrangeiras, governadores gerais e primeiros-ministros. Outros representantes da comunidade britânica, como da Cruz de Vitória, formarão a congregação, juntamente com outros representantes públicos.
Após o sermão, as autoridades religiosas farão 2 minutos de silêncio para, em seguida, tocar o hino nacional. Com o encerramento da cerimônia, o caixão de Elizabeth será transportado, juntamente com a procissão, até a Capela de São Jorge, onde a monarca será enterrada. No local, terá mais orações e as últimas homenagens à rainha.
Na hora do sepultamento, a Esfera e o Cetro serão removidos para, então, o caixão ser enterrado. Segundo a Família Real, Elizabeth será enterrada ao lado do marido, o príncipe e Duque de Edimburgo, Philip, que morreu em abril de 2021, aos 99 anos de idade.
+ Chefes de Estado têm até hoje para confirmar presença no funeral da rainha
+ Após semana pública, rei Charles III deve ter dia privado para reflexão
"Sua Majestade, o Rei e a Família Real desejam enviar sua sincera gratidão pelas mensagens de condolências recebidas de todo o mundo. A Família Real ficou profundamente comovida com a resposta global e a afeição demonstrada pela Rainha enquanto as pessoas se juntam a eles em luto pela perda de Sua Majestade", diz o texto.