Funeral rainha Elizabeth: 2ª feira será marcada por procissão em Edimburgo
Caminhada cerimonial terá a presença do rei Charles III e de outros integrantes da família real
Camila Stucaluc
Os eventos envolvendo o funeral da rainha Elizabeth II continuam nesta 2ª feira (12.set). Segundo comunicado da família real, o caixão com o corpo da monarca ficará no Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo, até o fim da tarde e, posteriormente, seguirá para a Catedral de St. Giles. A locomoção deve ser acompanhada de uma grande procissão.
+ Saiba como serão os 10 dias do funeral da Rainha Elizabeth II
+ TUDO SOBRE a Rainha Elizabeth II
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Nosso conselho para as pessoas é chegar ao centro da cidade o mais rápido e cedo possível, usar o transporte público porque a cidade tem desvios ou fechamentos de estradas", disse o líder do conselho de Edimburgo, Cammy Day. Segundo ele, são esperadas dezenas de milhares de pessoas durante a procissão.
A caminhada cerimonial terá a presença do rei Charles III e de outros integrantes da família real. Após participar de um culto de reflexão para a vida de Elizabeth, o monarca deve se encontrar com o primeiro-ministro da Escócia, Nicola Sturgeon. Às 17h40, o rei comparecerá ao parlamento para receber uma moção de pesar.
+ Rainha Elizabeth II usava celular da Samsung com dois contatos
O caixão da rainha ficará na Catedral de St. Giles até 3ª feira (13.set) e poderá ser visitado pelo público. Posteriormente, o corpo de Elizabeth II será transladado de avião para Londres e, no dia seguinte, será transferido de carruagem para o Palácio de Westminster, onde ficará até o dia do funeral, programado para o dia 19 de setembro.
O público poderá visitar o caixão da monarca 24 horas por dia, mediante formação de fila. Segundo previsão do Times, 750 mil pessoas devem comparecer ao local.
+ Proclamação de Charles III acontece de forma tradicional em capitais do Reino Unido
No último fim de semana, o Príncipe e a Princesa de Gales, William e Kate, e o Duque e a Duquesa de Sussex, Harry e Meghan, conversaram com cidadãos britânicos que prestaram homenagens à Elizabeth. Ao lado de fora do Castelo de Windsor, onde a rainha morava, os casais encontraram flores, velas e mensagens de carinho à monarca.
The Prince and Princess of Wales and The Duke and Duchess of Sussex meet members of the public and view the flowers and messages that have been left outside Windsor Castle in tribute to The Queen. pic.twitter.com/lq95fcWB8W
? The Royal Family (@RoyalFamily) September 10, 2022