Publicidade

Rei Charles III faz o primeiro discurso como monarca

Kate Middleton ganha título que foi da princesa Diana; Camila terá título de rainha consorte

Rei Charles III faz o primeiro discurso como monarca
Rei Charles III
Publicidade

O rei Charles III fez nesta 6ªfeira (9.set) o primeiro discurso televisionado após a morte da rainha Elizabeth II.

+ TUDO SOBRE a Rainha Elisabeth II
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

No horário que marcava o anúncio da morte da monarca na 5ªfeira (8.set), o novo rei falou à nação sobre o legado de sua mãe e prometeu lealdade ao povo britânico.

"A Rainha Elizabeth foi uma vida bem vivida. Uma promessa mantida pelo destino e sua morte é lamentada profundamente. Eu renovo sua promessa de serviço pelo resto da vida.", afirmou durante o pronunciamento feito no Palácio de Buckingham. 

"Onde quer que você viva dentro do Reino Unido, ou nos reinos e territórios ao redor do mundo, e qualquer que seja suas raízes e suas crenças, eu irei me esforçar para servi-lo com lealdade, respeito e amor, como tenho feito durante toda a minha vida.", reforçou o novo monarca, que revelou que a esposa Camila, até então Duquesa de Cornualha, receberá o título de rainha consorte. "Minha vida com certeza irá mudar ao assumir minhas novas responsabilidades (..) Este é também um momento de mudança para a minha família. Eu não poderia sem a ajuda amorosa de minha querida esposa Camila, e, em reconhecimento ao seu próprio serviço público desde que me casei com ela há 17 anos, ela se torna minha rainha consorte. Eu sei que ela vai trazer para as demandas de seu novo papel a devoção inabalável ao dever no qual tenho me apoiado tanto"

O rei Charles III também revelou que o príncipe William, herdeiro ao trono, assumirá o título que foi dele por tanto tempo como príncipe de Gales, junto com a sua esposa Kate Middleton. Ela agora terá o título que foi da princesa Diana.

"Como meu herdeiro, William agora assume os títulos escoceses que significaram muito para mim. Ele me sucede como Duque da Cornualha e assume as responsabilidades pelo ducado da Cornualha, que assumi há mais de cinco décadas. Hoje, tenho orgulho de torna-lo Príncipe de Gales. O país cujo título tive o privilégio de carregar durante tanto tempo de minha vida e dever. Com Katherine ao lado dele, nosso novo príncipe e princesa de Gales, continuarão a inspirar e influenciar nossas conversas nacionais"

O novo monarca também enviou o seu amor ao filho mais novo, o príncipe Harry, e a sua esposa, Meghan Markle.

"Também quero expressar meu amor por Harry e Meghan enquanto eles continuam construindo sua vida no exterior.", afirmou. 

Charles terminou o pronunciamento com uma mensagem para a rainha Elizabeth II, da qual se referiu como mamãe. 

"E para minha querida mamãe, quando começa a sua última grande jornada para se juntar ao meu querido e falecido papai, eu quero simplesmente dizer isto: obrigado. Obrigado pelo seu amor e devoção à nossa família e à família de nações que você serviu com tanta diligência"

Leia o pronunciamento na íntegra:
 

Eu falo com vocês hoje com sentimentos de profundo pesar. Durante a sua vida, a Sua Majesta, a rainha, minha amada mãe, foi uma inspiração e um exemplo para mim e para toda a minha família. E nós devemos a ela a nossa ação mais sincera que qualquer outra família deve à sua mãe, por seu amor, afeição, carinho, orientação, compreensão e exemplo. A Rainha Elizabeth foi uma vida bem vivida. Uma promessa mantida pelo destino e sua morte é lamentada profundamente. Essa promessa de servitude por toda a vida, eu renovo a todos hoje. Juntamente com a dor que toda a minha família está sentindo, também compartilhamos com muitos de vocês no Reino Unido, nos países onde a rainha era chefe de Estado, na Commonwealth e em todo o mundo, um profundo sentimento de gratidão pelos mais de 70 anos nos quais minha mãe, como rainha, serviu o povo de tantas nações.

Em 1947, em seu aniversário de 21 anos, ela se comprometeu, em uma transmissão na Cidade do Cabo à Commonwealth, dedicar sua vida, curta ou não, a serviço de seu povo. Isso foi mais do que uma promessa, foi um profundo compromisso pessoal que definiu a sua vida. Ela fez sacrifícios pelo dever. A sua dedicação e devoção a monarquia nunca fraquejou em tempos de mudança e progresso, de alegria e celebração e de tristeza e perda. Em sua vida em serviço, vimos seu amor incondicional pelo tradicional, junto com uma vontade destemida de progresso, que nos tornou grandes como nações. O carinho, admiração e respeito que ela inspirava tornaram-se uma marca do seu reinado. E como todos os membros da minha família continuam a testemunhar, ela combinou essas qualidades com cordialidade, humor e uma capacidade de sempre ver o melhor nas pessoas

Eu presto homenagem às memórias de minha mãe e honro sua vida de serviço. Eu sei que a morte dela traz grande tristeza para muitos de vocês, e compartilho esse sentimento de perda com todos. Quando a rainha subiu ao trono, a Grã-Bretanha e o mundo ainda estavam lidando com as privações e consequências da Segunda Guerra Mundial e ainda vivendo pelas convenções de tempos anteriores. Ao longo dos últimos 70 anos, vimos nossa sociedade se tornar uma de muitas culturas e muitas faces. As instituições de Estado mudaram também, e com todas as mudanças e desafios, nossa nação e nações do Reino  -- de cujos talentos, tradições e conquistas estou tão orgulhoso -- prosperaram e floresceram.

Nossos valores permaneceram e devem permanecer constantes. A função da realeza e os deveres do monarquia também devem continuar assim como a soberania e o relacionamento e a responsabilidade para com a igreja da Inglaterra. A igreja que minha própria fé está tão profundamente enraizada.

Nessa fé e nos valores que ela me inspirou, fui educado para me alegrar com o senso de dever para com os outros e respeitar as preciosas tradições, liberdades e responsabilidades de nossa história única e de nosso sistema de governo parlamentar. Como a própria rainha fez com tanta devoção, eu agora solenemente prometo a defender aos princípios constitucionais no coração de nossa nação, pelo tempo que Deus me deixar

Onde quer que você viva dentro do Reino Unido, ou nos reinos e territórios ao redor do mundo, e qualquer que seja suas raízes e suas crenças, eu irei me esforçar para servi-lo com lealdade, respeito e amor, como tenho feito durante toda a minha vida.

Minha vida irá com certeza mudar ao assumir minhas novas responsabilidades, não será mais possível dedicar tanto do meu tempo e energia às instituições de caridade com as quais me importo tão profundamente, mas sei que esse importante trabalho continuará nas mãos de outros. Este é também um momento de mudança para a minha família. Eu não poderia sem a ajuda amorosa de minha querida esposa Camila e, em reconhecimento ao seu próprio serviço público desde que me casei com ela há 17 anos, ela se torna minha rainha consorte. Eu sei que ela vai trazer para as demandas de seu novo papel a devoção inabalável ao dever no qual tenho me apoiado tanto

Como meu herdeiro, William agora assume os títulos escoceses, que significaram muito para mim. Ele me sucede como Duque da Cornualha e assume as responsabilidades pelo ducado da Cornualha, que assumi há mais de cinco décadas. Hoje, tenho orgulho de chama-lo de Príncipe de Gales. O país cujo título tive o privilégio de carregar durante tanto tempo de minha vida e dever, com Katherine ao lado dele, nosso novo príncipe e princesa de Gales, eu sei, continuarão a inspirar 

Também quero expressar meu amor por Harry e Meghan enquanto eles continuam construindo sua vida no exterior.

Em algumas semanas, nos reuniremos como nação, como Commonwealth, como de fato uma comunidade global, para colocar minha amada mãe para descansar. Em nossa tristeza, vamos lembrar de nossa força à luz de seu exemplo. Em nome de toda a minha família, só posso oferecer os mais sinceros agradecimentos por suas condolências e apoio. Eles significam mais para mim do que eu jamais poderia expressar.

E para minha querida mamãe, quando começa a sua última grande jornada para se juntar ao meu querido e falecido papai, eu quero simplesmente dizer isto: obrigado. Obrigado pelo seu amor e devoção à nossa família e à família de nações que você serviu com tanta diligência"

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbtnews
portalnews
rei charles iii
pronunciamento
televisionado
família real

Últimas notícias

Miss Buenos Aires de 60 anos fica sem coroa na etapa nacional

Miss Buenos Aires de 60 anos fica sem coroa na etapa nacional

Modelo viralizou nas redes sociais ao vencer o Miss Universo em abril; prêmio foi para a Magalí Benejam, da província de Córdoba
SBT lança "live da transparência" em tenda de doações

SBT lança "live da transparência" em tenda de doações

Iniciativa transmitirá a movimentação ao vivo na tenda de doações e conferência dos itens no galpão da Jequiti
Histórias Inspiradoras de Adoção: amor e acolhimento transformam vidas

Histórias Inspiradoras de Adoção: amor e acolhimento transformam vidas

No Dia Nacional da Adoção, conheça relatos emocionantes de crianças e adolescentes que encontraram lares repletos de carinho e dedicação
Cachorros resgatados das enchentes do RS são colocados para adoção em feira de Florianópolis

Cachorros resgatados das enchentes do RS são colocados para adoção em feira de Florianópolis

Feira contou com cerca de 40 animais que precisam de um novo lar
Sala Lilás: entenda a função desse espaço de atendimento a mulheres que são vítimas de violência

Sala Lilás: entenda a função desse espaço de atendimento a mulheres que são vítimas de violência

Desde final de abril, Unidades Básicas de Saúde são obrigadas a ter salas. Humanização do atendimento é apontada por especialistas e vítimas como fundamental
Fiéis lotam a Praça da Apoteose durante a Marcha para Jesus, no Rio de Janeiro

Fiéis lotam a Praça da Apoteose durante a Marcha para Jesus, no Rio de Janeiro

Estimativa é de que cerca de 40 mil pessoas participaram da 17ª edição do evento
Desastres naturais forçaram 26 milhões de deslocamentos internos em 2023, diz relatório

Desastres naturais forçaram 26 milhões de deslocamentos internos em 2023, diz relatório

Refúgio climático, que também acontece no Brasil, alerta para a necessidade de uma política nacional de amparo às vítimas de impactos ambientais
Cidades do Vale do Taquari seguem arrasadas pelas inundações no RS

Cidades do Vale do Taquari seguem arrasadas pelas inundações no RS

Moradores contabilizam o caos causado pelas enchentes; Exército vai refazer travessias levadas pelas cheias
Pescadores de Pelotas lamentam perdas pelas chuvas: “Imensidão horrível de água”

Pescadores de Pelotas lamentam perdas pelas chuvas: “Imensidão horrível de água”

Região do Rio Grande do Sul lida com dificuldades por aumento do nível das águas. Em outros locais, população enfrenta situação de frio
Israel ignora decisão da Corte Internacional de Justiça e bombardeia sul de Gaza

Israel ignora decisão da Corte Internacional de Justiça e bombardeia sul de Gaza

Órgão máximo da ONU para deliberar sobre disputas entre Estados havia determinado fim de ataques a Rafah
Publicidade
Publicidade