Rainha Elizabeth II visitou o Brasil apenas uma vez, em 1968
Em onze dias, a monarca britânica inaugurou o MASP, assistiu a jogo de futebol e cumprimentou Pelé
SBT News
A Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip -- o Duque de Edimburgo --, que morreu em abril de 2021, estiveram no Brasil em novembro de 1968. A visita durou 11 dias com uma agenda repleta de compromissos.
+ Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos
+ TUDO SOBRE a Rainha Elizabeth II
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Um deles foi no estádio do Maracanã. A rainha acompanhou um jogo de futebol entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo, com vitória dos paulistas por 3 x 2. Um dos gols foi marcado por Pelé. Após a partida, os dois se encontraram na Tribuna de Honra do estádio.
A cidade do Rio de Janeiro foi a última parada da rainha antes de retornar à Inglaterra. Antes, esteve em Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Campinas (SP). Na capital pernambucana, ela e o Príncipe Philip foram recebidos pelo então governador, Nilo Coelho (1920-1983). De acordo com uma reportagem da BBC, durante a recepção, um apagão deixou a cidade do Recife às escuras por 25 minutos e a refeição no Palácio do Campo das Princesas prosseguiu à luz de velas.
De lá, a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip seguiram para Salvador. Participaram da recepção oferecida ao casal real o governador Luís Viana Filho (1908-1990), o escritor Jorge Amado (1912-2001) e o artista plástico Carybé (1911-1997). Na capital baiana, a rainha e o príncipe estiveram na Igreja de São Francisco, no Museu de Arte Sacra e no Mercado Modelo.
Na capital federal, a Rainha Elizabeth II foi recebida pelo presidente da República, general Artur da Costa e Silva (1899-1969). A programação foi intensa e incluiu recepção no Palácio da Alvorada, sessão solene no Supremo Tribunal Federal (STF), pronunciamento no Congresso Nacional e jantar no Palácio Itamaraty. Além disso, esteve em uma escola, na Catedral Metropolitana e na Torre de TV.
Em São Paulo, entre outras atividades, o casal real conheceu o Monumento do Ipiranga e visitou o Edifício Itália. Eles também inauguraram o Museu de Arte de São Paulo, o MASP.
Já em Campinas, a Rainha Elizabeth II teve a oportunidade de praticar equitação, um de seus hobbies favoritos. Na última parada, no Rio de Janeiro, visitaram alguns pontos turísticos como a Praia de Botafogo, o Mirante Dona Marta e o Outeiro da Glória. Além disso, inaugurou o início das obras da Ponte Rio-Niterói e, à noite, assistiu a um desfile improvisado de Carnaval, com passistas e ritmistas da Estação Primeira da Mangueira, na Embaixada do Reino Unido, em Botafogo.