Ucrânia: risco de acidente nuclear faz ONU apelar por fechamento de usina
Nações Unidas pedem zona desmilitarizada em torno da usina de Zaporizhzhia
SBT Brasil
O risco de acidente nuclear fez a Organização das Nações Unidas (ONU) apelar, mais uma vez, por uma zona desmilitarizada em torno da usina de Zaporizhzhia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O relatório dos engenheiros da ONU foi claro: há risco de acidente nuclear no entorno de Zaporizhizhia, o que fez o governo ucraniano avaliar o fechamento da usina.
"Estou gravemente preocupado com o que os técnicos diagnosticaram ali, disse o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, em Nova York.
Em Kiev, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que o relatório reporta a presença de equipamentos militares russos dentro da usina e dá enfase na pressão sobre os operadores com a invasão.
Já Vladimir Putin afirmou que acredita na avaliação dos engenheiros, mas voltou a culpar o país vizinho pelos bombardeios.
Com o verão chegando ao fim, a Europa luta para conter uma crise de energia após a Rússia cortar o fornecimento de gás para 13 países do bloco. Nesta 4ª feira (7.set), a presidente da Comissão Europeia propôs reduzir o consumo nos horários de pico.
A Casa Branca acusou Putin de usar a energia como arma. Os Estados Unidos também analisam uma proposta de ajuda militar e financeira a longo prazo aos ucranianos. O governo considera manter o auxílio por pelo menos cinco anos depois que o conflito tiver fim, algo ainda sem data definida.
O líder chinês Xi Jinping e o presidente russo, Vladimir Putin, deverão se encontrar pessoalmente pela primeira vez desde a invasão da ucrânia na semana que vem.
Leia também: