Publicidade
Mundo

Líderes mundiais felicitam Brasil pelos 200 anos da Independência

Elizabeth II, Xi Jinping e os EUA enviaram mensagens; Argentina iluminou palácio de verde e amarelo

Imagem da noticia Líderes mundiais felicitam Brasil pelos 200 anos da Independência
Antony Blinken, Rainha Elizabeth II e Xi Jinping enviam mensagens ao Brasil pelo Bicentenário da Independência
• Atualizado em
Publicidade

A rainha Elizabeth II enviou uma mensagem ao Brasil pelo Bicentenário da Independência, comemorado nesta 4ªfeira (7.set). Além da monarca, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e o presidente da China, Xi Jinping também parabenizaram o país. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anoso de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos.", disse em mensagem a rainha da Inglaterra.

Em sua mensagem, o presidente chinês Xi Jinping fez votos pela prosperidade do Brasil e pela felicidade do povo brasileiro, também ressaltou que " atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil". 

" O Brasil tem seguido o caminho do desenvolvimento pacífico de independência e autonomia, e tem projeção importante nos assuntos regionais e internacionais.", afirma Xi Jinping em trecho compartilhado pela Embaixada da China no Brasil. 

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, divulgou uma declaração ressaltando o compromisso do Brasil e dos EUA, como as duas maiores democracias do Hemisfério Ocidental, de apoiar a democracia em toda a região. Leia a mensagem na íntegra:

"Em nome dos Estados Unidos da América, parabenizo o povo do Brasil pelos 200 anos de sua independência em 7 de setembro.

Como as duas maiores democracias do Hemisfério Ocidental, os Estados Unidos e o Brasil compartilham o compromisso de apoiar a democracia em toda a região e demonstrar seus benefícios para todas as pessoas. Os Estados Unidos e o Brasil continuam trabalhando para aprofundar nosso relacionamento estratégico e econômico vital. Juntos, nossos países podem garantir a paz e a segurança regionais, promover os direitos humanos e a justiça racial e construir um futuro seguro, saudável, sustentável e próspero para as próximas gerações.

Os Estados Unidos enviam seus melhores votos ao povo do Brasil na celebração do bicentenário de sua independência."

+ Laurentino Gomes: "Dom Pedro I foi raio que cruzou céu de Portugal e Brasil"

O Ministério das Relações Exteriores da Argentina iluminou o Palácio dos Correios e Telégrafos, onde está instalado o Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, com as cores da bandeira do Brasil e enviou uma mensagem ao povo brasileiro.

+ Bolsonaro recebe líderes estrangeiros em celebração do Bicentenário

O Ministério das Relações Exteriores do Peru e do Chile também enviaram suas congratulações. 

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e os presidentes de Cabo Verde e Guiné-Bissau, José Maria Neves e Umaro Sissoco Embaló estão no Brasil e participaram das celebrações do 7 de Setembro. Além deles, Enviados Especiais dos Chefes de Estado de Angola e Moçambique e o Secretário-Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vieram ao país à convite do Ministério das Relações Exteriores, para simbolizar "os laços históricos que os unem ao Brasil". 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade