Publicidade
Mundo

Em meio à crise econômica, Liz Truss assume cargo de premiê do Reino Unido

Principal desafio está relacionado ao aumento do preço de gás e energia

Imagem da noticia Em meio à crise econômica, Liz Truss assume cargo de premiê do Reino Unido
Truss venceu a disputa com o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak | Flickr
• Atualizado em
Publicidade

A ex-ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, assume, nesta 3ª feira (6.set), o cargo de primeira-ministra do Reino Unido. Um dia após vencer a disputa com o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak, a nova representante britânica encontra-se com a rainha Elizabeth II, no castelo de Balmoral, na Escócia, para receber a nomeação.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Estou honrada em ser eleita Líder do Partido Conservador. Obrigado por confiar em mim para liderar e entregar para nosso grande país. Tomarei medidas ousadas para fazer todos nós passarmos por esses tempos difíceis, crescer nossa economia e liberar o potencial do Reino Unido", afirmou Truss.

As expectativas da substituta de Boris Johnson são acompanhadas da grande crise econômica atual, que está impactando cada vez mais no custo de vida dos britânicos. O cenário acontece em meio à guerra na Ucrânia, que influenciou o aumento da inflação para 10,01% - a maior desde a década de 1980 - e dificultou as exportações de gás. 

Para outubro, por exemplo, o governo estima alta de 87.06% no preço anual das contas de energia e gás, que somadas, devem custar 3.576 libras. A medida reflete os altos preços globais, que devem aumentar nos próximos meses devido à maior demanda por conta do inverno. 

Um levantamento da Universidade de York mostra que dois terços dos lares britânicos estarão em situação de "pobreza energética" em janeiro de 2023, pagando mais de 10% da renda em tarifas elétricas. Para evitar o cenário, a Fundação Resolution propôs uma "tarifa social", com desconto de 30%, para famílias de baixa e média renda.

+ Mulher recebe R$ 37 milhões por engano, gasta e vai parar na Justiça

A situação ainda precisa ser analisada por Truss. Durante a campanha, no entanto, ela garantiu investir no corte de impostos pessoal e empresarial, no valor de 30 bilhões de euros. Ela também afirmou pretender reverter o aumento do imposto de renda e apoiar as famílias que enfrentam dificuldade devido ao aumento das contas de luz.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade