Taiwan registra recorde de 446 incursões aéreas chinesas em um mês
Cifra é superior ao contabilizado em todo o ano de 2020 e deve aumentar devido à tensão com os EUA
O governo de Taiwan registrou o número recorde de incursões aéreas chinesas em apenas um mês. Segundo dados compilados pela agência France-Presse, em agosto, foi contabilizada a entrada de 446 aeronaves no espaço aéreo da ilha, sendo a maioria por caças. A cifra é superior às 380 incursões registradas em todo o ano de 2020.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O aumento expressivo das manobras acontece em meio à reivindicação de Pequim pelo território taiwanês, separado em 1949 devido à guerra civil. A tensão entre os países aumentou, sobretudo, com a visita de autoridades norte-americanas à Taiwan, que defenderam a soberania da ilha e reforçaram apoio de defesa em caso de ataque.
No total, desde janeiro, os aviões chineses realizaram mais de mil incursões no espaço aéreo taiwanês, número que já supera as 969 manobras em 2021.
+ EUA enviam dois navios de guerra para Estreito de Taiwan
Nesta semana, o governo afirmou que o exército local está pronto para realizar manobras de contra-ataque caso a China viole o espaço aéreo ou marítimo do país. A declaração foi feita pelo general Lin Wen-huang, diretor de operações e planejamento de divisão do ministério da Defesa, que ressaltou o direito de autodefesa, uma vez que Pequim apresenta ameaça à ilha.