Dois pilotos da Air France são suspensos após briga durante voo
Segundo o jornal francês La Tribune, piloto e o co-piloto trocaram socos dentro da cabine de pilotagem
SBT News
Dois pilotos da Air France foram suspensos após brigarem fisicamente na cabine de pilotagem durante um voo de Genebra para Paris. O incidente ocorreu em junho deste ano e foi confirmado pela companhia aérea nesta 2ªfeira (29.ago).
Segundo o jornal francês La Tribune, piloto e o co-piloto tiveram uma briga logo após a decolagem, e se agarraram pelo colarinho depois que um aparentemente atingiu o outro. A tripulação de cabine interveio e um membro da tripulação passou o voo na cabine com os pilotos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O incidente tornou-se público depois da agência de investigação aérea do país, Bureau of Inquiry and Analysis for Civil Aviation Safety (BEA), divulgar um relatório afirmando que alguns pilotos da companhia não respeitam os procedimentos durante incidentes de segurança. O relatório se concentra em um outro caso de dezembro de 2020, quando um voo da Air France de Brazzaville, na República do Congo, para Paris, apresentou um vazamento de combustível. De acordo com os protocolos, os pilotos deveriam cortar a energia do motor e aterrisar o mais rápido possível. Apesar de ter realizado um pouso com segurança no Chade, o motor do avião não foi desligado e, segundo a BEA, poderia ter pego fogo.
Em nota, a Air France afirmou que está realizando uma auditoria de segurança e comprometeu-se a seguir as recomendações do BEA, que incluem permitir que os pilotos estudem seus voos posteriormente e tornar os manuais de treinamento mais rigorosos sobre o cumprimento do procedimento.
A companhia aérea observou que realiza milhares de voos diariamente e o relatório menciona apenas quatro desses incidentes de segurança.
* Com informações da Associated Press