Aprovação de Biden chega a 44% e registra maior taxa em um ano
Resultado coincide com a desaceleração da inflação e a operação militar que matou o líder da AI-Qaeda
Camila Stucaluc
A aprovação do presidente dos Estados, Joe Biden, atingiu a marca de 44% em agosto, maior cifra em um ano. Os dados, divulgados na pesquisa Gallup, também apontam para o aumento do apoio por políticos, cuja aprovação passou de 31%, no mês passado, para 40%, sendo a maioria (81%) por democratas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O aumento da aprovação de Biden vem após meses consecutivos de críticas. Em julho, o presidente teve o menor percentual de apoio, com apenas 36% dos norte-americanos avaliando o governo positivamente. A baixa teve como base a maior alta da inflação do país nos últimos 40 anos, que atingiu 9,1%.
Segundo a Gallup, a maior popularidade de Biden coincide com a operação militar dos Estados Unidos no Afeganistão, que matou o então líder da AI-Qaeda, Ayman al-Zawahri, a queda no preço da gasolina e a desaceleração da inflação, que chegou a 8,5% em julho.
+ Biden anuncia plano para perdão de empréstimos estudantis
"A aprovação do trabalho de Biden permanece abaixo dos 50%, marca que geralmente significa um ano de eleição de período difícil para o titular do partido. No entanto, caso Biden mantenha esse impulso positivo, ele poderia aumentar as chances dos democratas do Congresso em novembro", diz o estudo.