Casos de varíola dos macacos no mundo diminuíram 21%, diz OMS
Referência é para última semana; mas agência alerta para casos na região das América
SBT News
Os casos de varíola dos macacos no mundo diminuíram 21% na última semana, informou a Organização Mundial de Saúde nesta 5ª feira (25.ago). A tendência reverte um mês de aumento de infecções e dá indícios de que o surto na Europa pode estar começando a diminuir. Ainda sim, a agência de saúde da ONU, alerta para o aumento de casos relatados nas Américas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Há sinais de que o surto de monkeypox está diminuindo na Europa, onde uma combinação de medidas eficazes de saúde pública, mudança de comportamento e vacinação estão ajudando a prevenir a transmissão", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.
"No entanto, na América Latina, em particular, a conscientização insuficiente ou as medidas de saúde pública estão se combinando com a falta de acesso a vacinas para atiçar as chamas do surto de monkeypox", alertou. De acordo com a OMS, as infecções na região das Américas representaram 60% dos casos no mês passado, enquanto os casos na Europa representaram cerca de 38%.
No início de julho, poucas semanas antes de a agência declarar a varíola dos macacos como uma emergência global, o diretor da OMS na Europa relatou que os países da região eram responsáveis por 90% de todos os casos confirmados.
Ainda segundo o último boletim epidemiológico, na semana encerrada em 21 de agosto, foram registrados 5.907 novos casos, com Irã e Indonésia relatando seus primeiros casos confirmados. Mais de 45 mil casos foram relatados em 98 países desde o final de abril.