Publicidade
Mundo

Jornal diz que Trump levou quase 300 documentos secretos da Casa Branca

Entre os itens foram achados papéis da CIA, FBI e agência de segurança

Imagem da noticia Jornal diz que Trump levou quase 300 documentos secretos da Casa Branca
Documentos estavam com o político desde janeiro de 2021, quando ele deixou o comando do país | Flickr
• Atualizado em
Publicidade

Uma reportagem do jornal The New York Times apontou que o ex-presidente Donald Trump levou, irregularmente, quase 300 documentos secretos da Casa Branca para a mansão em Mar-a-Lago, onde mora com a família. Os papéis, classificados como "sigilosos", estavam com o político desde janeiro de 2021, quando ele deixou o comando do país.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Trump na mira do Departamento de Justiça americano

Pela lei norte-americana, todos os documentos da Presidência devem ser entregues ao Arquivo Nacional, considerado como legítimo proprietário, e o manuseio de papéis secretos está submetido a regras específicas. O mandado de busca e apreensão na mansão do político, no entanto, mostrou o descumprimento da norma.

Segundo o jornal, entre os documentos apreendidos estão materiais da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês), além de documentos do Departamento Federal de Investigação (FBI) e da Agência Nacional de Segurança (NSA). No total, 26 caixas de papéis pertencentes ao governo foram levados pelos agentes na operação.

+ China protesta contra visita de governador norte-americano a Taiwan

Na 2ª feira (22.ago), Trump apresentou um pedido à Justiça para que o FBI não tenha acesso aos documentos recolhidos antes de que um mediador seja designado para fazer a leitura dos papéis. A moção, apresentada em um tribunal federal em West Palm Beach, na Flórida, também pediu um inventário mais detalhado sobre os itens apreendidos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade