Papa Francisco volta a pedir paz na Ucrânia e ora por população
Declaração acontece em meio às expectativas de uma viagem do pontífice a Kiev
Camila Stucaluc
O papa Francisco voltou a pedir, nesta 2ª feira (15.ago), paz na Ucrânia e orações para a população local. Em pronunciamento, o pontífice disse que o mundo está em grande necessidade de misericórdia e que uma necessidade especial é a Ucrânia, que está em guerra há quase seis meses com a Rússia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Continuemos a invocar a intercessão da Virgem Maria para que Deus dê paz ao mundo. E rezemos pelo povo ucraniano", disse Francisco.
A declaração do pontífice acontece em meio às expectativas de uma viagem a Kiev. Na última semana, ele conversou separadamente com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e com o embaixador da Ucrânia no Vaticano, Andrii Yurash. A visita à capital ucraniana teria como objetivo aumentar os esforços para o fim da ofensiva russa.
+ Papa se encontra com pessoas transgênero em abrigo de Roma
Apesar do Vaticano não comentar sobre datas, o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, confirmou que o desejo do papa é viajar tanto para Kiev como para Moscou. Isso porque desde o início do conflito, em 24 de fevereiro, Francisco vem exercendo um papel ativo nas mensagens de paz, oferecendo-se até para auxiliar nas negociações de cessar-fogo.