Parlamentares começam votação para eleger sucessor de Boris Johnson
Decisão entre Rishi Sunak e Liz Truss deve ser anunciada no dia 5 de setembro
Os integrantes do Partido Convervador, no Reino Unido, iniciam a votação ainda nesta semana para eleger o sucessor do primeiro-ministro Boris Johnson. Após semanas de eliminações, a disputa final está entre o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak e a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, considerada como favorita.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No geral, os parlamentares terão até o dia 2 de setembro para votar pelo correio. O substituto de Johnson, que renunciou ao cargo em meados de julho, está programado para ser anunciado três dias depois, no dia 5, e deverá tomar posse automaticamente, uma vez que o Partido Conservador é majoritário na Câmara dos Comuns.
Apesar de Truss aparecer como favorita, Sunak também avança com uma boa pontuação. Nas primeiras eleições internas, por exemplo, o ex-ministro ficou em primeiro lugar entre os outros concorrentes. Nesta manhã (1º.ago), ele anunciou que pretende reduzir a taxa básica de imposto de renda até 2029 para tentar controlar a inflação.
"Como conservadores, todos queremos que os impostos sejam baixos. Mas precisamos cortar impostos de uma forma responsável que não atice a inflação e aumente ainda mais os preços para as famílias", disse ele.
+ Boris Johnson faz último discurso ao Parlamento e diz 'Hasta la vista, baby'
A promessa é similar com a intenção da ministra das Relações Exteriores, que pretende reduzir os impostos "a partir do primeiro dia no comando" e afirma que vai anular o aumento das contribuições sociais para financiar o sistema nacional de saúde, gravemente prejudicado pela pandemia de covid-19.