Varíola dos macacos faz Nova York decretar estado de emergência
Medida foi anunciada pela governadora Kathy Hochul em uma rede social
Victoria Nogueira Rosa
A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, decretou estado de emergência após o aumento de casos da varíola dos macacos. A informação foi publicada pela governadora Kathy Hochul em uma rede social.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo Hochul, a medida, além de "fortalecer os esforços" contra o surto da doença, "permite que o estado responda mais rapidamente e que os profissionais de saúde tomem medidas adicionais que ajudarão a vacinar mais nova-iorquinos". De acordo com dados mais recentes do governo do estado, Nova York já registra 1.383 diagnósticos da enfermidade.
I am declaring a State Disaster Emergency to strengthen our ongoing efforts to confront the monkeypox outbreak.
? Governor Kathy Hochul (@GovKathyHochul) July 30, 2022
This Executive Order enables us to respond more swiftly, and allows health care professionals to take additional steps that will help get more New Yorkers vaccinated.
Ao todo, o mundo contabiliza oito mortes pela varíola dos macacos. No Brasil, o primeiro óbito foi confirmado na 6ª feira (29.jul) em Minas Gerais. O paciente, um homem de 41 anos que tinha problemas de imunidade, estava internado no Hospital Eduardo Menezes, em Belo Horizonte. A morte foi a primeira declarada fora do continente africano.
Na Europa, a Espanha confirmou neste sábado (30.jul) a segunda morte pela infecção, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma "emergência de saúde global".
Leia também: