Toneladas de lixo são retiradas de "Ilha de plástico" do Pacífico
ONG The Ocean Cleanup usou um navio para a operação; veja vídeo
Pablo Valler
Cem toneladas de lixo marítimo foram retiradas de uma "ilha de plástico" próxima aos Estados Unidos, no Oceano Pacífico. A ONG The Ocean Cleanup usou um navio para a operação e celebrou a quantidade retirada.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apesar do esforço, ainda existe muito mais lixo no local. "Nós oficialmente limpamos 1/1000 apenas", diz o comunicado. Estudiosos dos efeitos do plástico no globo estimam que aquela área tem de 1,6 milhão de km².
Apesar de estar próxima ao continente norte-americano, a ilha de plástico vem sendo formada pelo que é depositado ao mar ou em rios em várias regiões do planeta. As correntes marítimas é que concentram a maioria no local.
Veja um vídeo da operação compartilhado pela ONG:
BREAKING: more than 100,000kg of plastic removed from the Great Pacific Garbage Patch (GPGP).
? The Ocean Cleanup (@TheOceanCleanup) July 25, 2022
Thank you to our determined offshore crew and supporters worldwide; together, we have now officially cleaned up 1/1000th of the GPGP. pic.twitter.com/DLWPNkspcr
Operações como essa duram de um a quatro dias e são planejadas para evitar o aprisionamento acidental de espécies marinhas. Além disso, a ação do sol e dos próprios animais degrada o material e o transforma em microplástico, o que contamina e prejudica a biodiversidade.