"Trump não teve coragem para impedir ataque ao Capitólio", diz Biden
Presidente norte-americano criticou atitude do ex-líder e agradeceu coragem das forças policiais
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou a atitude do ex-presidente Donald Trump no dia do ataque ao Capitólio, em janeiro de 2021. Em pronunciamento na 2ª feira (25.jul), o líder norte-americano disse que Trump é contra a polícia e não "teve coragem" para impedir o ataque, o que acabou deixando mortos e feridos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Em 6 de janeiro, homens e mulheres de uniforme foram atacados, pulverizados e brutalizados - diante de uma multidão que havia sido chicoteada em um frenesi pelas mentiras de um presidente derrotado. A polícia foi herói naquele dia. Donald Trump não tinha coragem de agir", disse Biden.
A declaração acontece poucos dias após a Comissão que investiga a invasão no Capitólio considerar que o ex-presidente deve ser culpado pelo ataque, uma vez que o político "abriu caminho para a anarquia e corrupção". Na última audiência do caso, os investigadores afirmaram que Trump acompanhou as ações "minuto a minuto" e não interviu, mesmo com o apelo de conselheiros e familiares.
Além disso, foi constatado que o ex-presidente convocou os manifestantes por meio de um tweet. Postada em 19 de dezembro, a publicação instava que os seguidores fossem a Washington para protestar "de modo selvagem" contra o resultado das eleições que elegeram Biden. Segundo ele, o processo eleitoral foi fraudulento.
+ Papa Francisco pede perdão a povos indígenas do Canadá
"Por três horas, o presidente dos Estados Unidos [Trump] assistiu tudo acontecer de uma sala privilegiada próxima ao salão oval. Enquanto ele fazia isso, forças policiais corajosas foram submetidas a um inferno, derramando sangue e ficando cara a cara com uma multidão que acreditou nas mentiras do presidente derrotado", afirmou Biden.
Brave women and men in uniform across America should never forget that the defeated former president of the United States watched January 6th happen and didn?t have the spine to act.
? President Biden (@POTUS) July 25, 2022
In my remarks today to @noblenatl, I made that clear: https://t.co/pQ8E4IcZR1 pic.twitter.com/uO60QO0Wrz