Publicidade
Mundo

"Trump não teve coragem para impedir ataque ao Capitólio", diz Biden

Presidente norte-americano criticou atitude do ex-líder e agradeceu coragem das forças policiais

Imagem da noticia "Trump não teve coragem para impedir ataque ao Capitólio", diz Biden
Para Biden, casos de mortes e feridos foram resultado da não interferência de Trump no ataque | Flickr/manhhai
• Atualizado em
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou a atitude do ex-presidente Donald Trump no dia do ataque ao Capitólio, em janeiro de 2021. Em pronunciamento na 2ª feira (25.jul), o líder norte-americano disse que Trump é contra a polícia e não "teve coragem" para impedir o ataque, o que acabou deixando mortos e feridos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Em 6 de janeiro, homens e mulheres de uniforme foram atacados, pulverizados e brutalizados - diante de uma multidão que havia sido chicoteada em um frenesi pelas mentiras de um presidente derrotado. A polícia foi herói naquele dia. Donald Trump não tinha coragem de agir", disse Biden.

A declaração acontece poucos dias após a Comissão que investiga a invasão no Capitólio considerar que o ex-presidente deve ser culpado pelo ataque, uma vez que o político "abriu caminho para a anarquia e corrupção". Na última audiência do caso, os investigadores afirmaram que Trump acompanhou as ações "minuto a minuto" e não interviu, mesmo com o apelo de conselheiros e familiares.

Além disso, foi constatado que o ex-presidente convocou os manifestantes por meio de um tweet. Postada em 19 de dezembro, a publicação instava que os seguidores fossem a Washington para protestar "de modo selvagem" contra o resultado das eleições que elegeram Biden. Segundo ele, o processo eleitoral foi fraudulento.

+ Papa Francisco pede perdão a povos indígenas do Canadá

"Por três horas, o presidente dos Estados Unidos [Trump] assistiu tudo acontecer de uma sala privilegiada próxima ao salão oval. Enquanto ele fazia isso, forças policiais corajosas foram submetidas a um inferno, derramando sangue e ficando cara a cara com uma multidão que acreditou nas mentiras do presidente derrotado", afirmou Biden.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade