Primeiro-ministro é eleito presidente do Sri Lanka após fuga de líder
Ranil Wickremesinghe substitui o presidente deposto Gotabaya Rajapaksa, que fugiu do país no início do mês
Giovanna Colossi
Ranil Wickremesinghe, atual primeiro-ministro do Sri Lanka, foi eleito presidente do país depois de vencer uma votação parlamentar nesta 4ªfeira (20.jul).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Aliado do presidente deposto Gotabaya Rajapaksa, Wickremesinghe foi nomeado primeiro-ministro em maio, depois que protestos violentos forçaram o irmão de Rajapaksa, Mahinda Rajapaksa, a renunciar e buscar refúgio em uma base naval. Gotabaya Rajapaksa fugiu do Sri Lanka no início deste mês, apresentando sua renúncia por e-mail, e Wickremesinghe tornou-se presidente interino antes da votação desta 4ª, assim como primeiro-ministro e ministro das Finanças.
Em discurso ao parlamento, o novo presidente pediu união para salvar a nação que vive uma intensa crise econômica. "As pessoas não esperam de nós a velha política, esperam que trabalhemos juntos", disse ele. No entanto, Wickremesinghe é uma figura divisiva, impopular com um público farto com a escassez de alimentos, combustível e remédios, e os críticos questionam se ele pode reunir o peso político e o apoio público para fazer o trabalho.
* Com informações da Associated Press