Otan formaliza convite à Suécia e Finlândia para se juntarem à aliança militar
O protocolo de adesão deve ser ratificado pelos 30 parlamentos dos países-membros da organização
Edney Freitas
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) formalizou, nesta 4ª feira (29.jun), o convite à Suécia e à Finlândia para se juntarem à aliança militar. No comunicado, a Otan esclarece que os protocolos de adesão devem ser ratificados pelos 30 parlamentos dos países-membros da organização liderada pelos Estados Unidos.
#NATO leaders have just agreed our new Strategic Concept, the blueprint for our Alliance in a more competitive world. #NATOSummit #Madrid https://t.co/asolkHK5I8
? Jens Stoltenberg (@jensstoltenberg) June 29, 2022
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse ainda que esse processo sempre leva algum tempo, mas espera que não seja demorado porque "os aliados estão prontos para tentar fazer esse processo de ratificação acontecer o mais rápido possível?.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os Estados que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reúnem nesta semana em Madri, na Espanha, para discutir questões de segurança na Europa em meio à invasão da Ucrânia pelas forças russas. A aliança discutirá ainda sobre a influência da China na política mundial e os impactos das mudanças climáticas.
Outro item da pauta de discussões é o novo Plano Estratégico que vai definir os valores, os objetivos e as funções da Otan para a próxima década. A versão atual foi aprovada em 2010.