Exposição à poluição causa 10% de todos os casos de câncer na Europa
Levantamento é da Agência Europeia do Meio Ambiente, que afirma que o risco é evitável
Poluentes em ambientes de trabalho, assim como riscos naturais, tem uma enorme influência em nossa saúde, conforme o relatório publicado pela Agência Europeia do Meio Ambiente, estes são os maiores causadores de doenças como o câncer na Europa. Ao todo, são 3 milhões de novos pacientes por ano e 1,3 milhão de mortes em toda União Europeia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o documento, a maioria destes fatores que colaboram com o surgimento da doença em diferentes ambientes podem ser evitados através da prevenção da fumaça e da mudança de comportamentos. Diminuir a exposição a estes poluentes, reduz de maneira eficaz e econômica, os casos e o riscos de morte pela doença.
Segundo a Comissária da União Europeia para Saúde e Segurança, Stella Kyriakides, todos os anos na Europa, um quarto de milhão de vidas são perdidas para o câncer, por conta de problemas ligados ao meio ambiente: "Prevenir será sempre melhor do que remediar e, como parte do Plano de Combate ao Câncer da Europa, assumimos um forte compromisso de reduzir contaminantes na água, no solo e no ar.
Exposição ao cigarro
O levantamento aponta que a exposição à fumaça do cigarro pode aumentar os riscos gerais de todos os cânceres em até 16% em pessoas que nunca foram fumantes. Cerca de 31% dos europeus fumam passivamente tabaco em casa, no trabalho e em espaços públicos.
Dessa forma, a União Europeia (UE), já adotou medidas como a Diretiva de Compromissos Nacionais de Redução de Emissões e as Diretivas de Qualidade do Ar, que prevem padrões pré-estabelecidos para a qualidade do ar na Europa.
A Comissão Europeia, responsável por estes compromissos, já realiza a revisão destas diretivas de qualidade do ar, para alinhar com as necessidades mais recentes determinadas pela Organização Mundial da Saúde.
*Estagiário sob supervisão de Cido Coelho