Teste nuclear norte-coreano será respondido 'rapidamente', afirmam EUA e aliados
Coreia do Sul alertou que país vizinho concluiu preparativos para um novo teste nuclear na 2ª feira
Giovanna Colossi
O principal diplomata da Coreia do Sul disse, na 2ª feira (13.jun), que a Coreia do Norte concluiu os preparativos para um novo teste nuclear e que apenas uma decisão política de Kim Jong Un poderia impedir que o teste avance.
Após conversas com o secretário de Estado Antony Blinken em Washington, o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Park Jin, disse que o Norte pagará um preço se avançar, como se temia, com o que seria seu sétimo teste nuclear nos próximos dias.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A Coreia do Norte concluiu os preparativos para outro teste nuclear e acho que apenas uma decisão política deve ser tomada", disse Park. Antes de 2ª, autoridades norte-americanas e sul-coreanas haviam dito apenas que a Coreia do Norte estava quase completando os preparativos para o lançamento.
"Se a Coreia do Norte se aventurar em outro teste nuclear, acho que isso apenas fortalecerá nossa dissuasão e também as sanções internacionais", disse Park. "A Coreia do Norte deveria mudar de ideia e tomar a decisão certa."
Além das sanções, Park não disse qual o preço que o Norte pagaria ou delineou como a política de dissuasão mudaria, mas Blinken disse que os Estados Unidos e os aliados do tratado, Coreia do Sul e Japão, poderiam ajustar suas posturas militares em resposta.
"Estamos nos preparando para todas as contingências em coordenação muito próxima com outros e estamos preparados para fazer ajustes de curto e longo prazo em nossa postura militar", disse Blinken. Ele acrescentou que, além disso, "a pressão será sustentada, continuará e, conforme o caso, será aumentada".