Mundo tem 10 mortes e 700 casos prováveis de hepatite desconhecida
Segundo balanço da OMS, doença já foi registrada em crianças de 34 países
Mais de 700 casos de hepatite aguda de origem desconhecida já foram notificados no mundo. A informação foi divulgada nesta 4ª feira (8.jun), pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, que também apontou para o registro de 10 mortes suspeitas da doença, todas em crianças, e ao menos 38 transplantes de fígado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A OMS continua trabalhando com os países para investigar a causa da hepatite nessas crianças. Até agora, os cinco vírus que comumente causam hepatite não foram detectados em nenhum desses casos. A OMS recebe relatórios de hepatite inexplicável em crianças todos os anos, mas alguns países indicaram que as taxas que estão sendo vistas estão acima do esperado", disse Adhanom.
Até o momento, a doença foi registrada em 34 países, com predominância no continente europeu. No Brasil, o Ministério da Saúde totaliza, até o último domingo (5.jun), 106 ocorrências da hepatite desconhecida, sendo que 34 foram descartadas, 71 seguem sob investigação e uma foi classificada como "provável".
+ Ceará descarta caso de varíola dos macacos
Análises preliminares mostram que o quadro clínico da doença consiste em inflamação do fígado e inclui elevada taxa de enzimas hepáticas, vômito, diarreia e dores abdominais. Alguns casos também provocaram insuficiência hepática e necessitam de transplante. A doença acomete, sobretudo, menores de idade.