Publicidade
Mundo

Número de casos de varíola dos macacos chega a 257 em 20 países, diz OMS

Risco à saúde pública em nível global é avaliado como moderado por especialistas

Imagem da noticia Número de casos de varíola dos macacos chega a 257 em 20 países, diz OMS
Doença pode ser transmitida por contato próximo com lesões, fluidos corporais e materiais contaminados | Cosems-SP
• Atualizado em
Publicidade

O número de casos de varíola dos macacos continua aumentando pelo mundo. Segundo novo boletim epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no domingo (29.mai), 257 ocorrências da doença foram notificadas até o momento em 20 países considerados não endêmicos, além de 120 casos suspeitos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"O risco à saúde pública em nível global é avaliado como moderado considerando que essa é a primeira vez que casos da varíola dos macacos são relatados simultaneamente em áreas geográficas da OMS amplamente díspares, e sem ligações epidemiológicas conhecidas com países não endêmicas na África Ocidental ou Central", informou a organização.

Conforme estudos preliminares, o surgimento repentino de muitas ocorrências da doença indicam que a transmissão generalizada entre humanos já está em andamento, e o vírus pode ter circulado sem reconhecimento por várias semanas ou mais. Até agora, a região com maior número de infecções é composta por países europeus.

+ Varíola dos macacos e hepatite "misteriosa": entenda as novas doenças

"A epidemiologia precoce dos casos iniciais notificados pelos países mostra que os casos têm sido relatados principalmente entre homens que fazem sexo com homens. Qualquer paciente com suspeita de varíola de macaco deve ser investigado e se confirmado, isolado para ser cuidado adequadamente", diz a OMS.

Casos confirmados de varíola dos macacos | Reprodução/OMS

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença silvestre com infecções humanas acidentais. O vírus pertence à família do orthopoxvirus e pode ser transmitido pelo contato com as fezes do animal. O período de incubação é de seis a 13 dias, mas pode ser alterado para cinco a 21 dias.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e erupções cutâneas. Apesar de a varíola dos macacos ser muito mais branda que a varíola em humanos, com a maioria dos infectados se recuperando em poucas semanas, ela pode ser fatal em poucos casos.

Leia também

+ Maior atenção à covid contribuiu para aumento de casos de dengue

+ Saúde recomenda dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos

+ Varíola dos macacos: Ministério da Saúde torna notificação obrigatória

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade