Publicidade
Mundo

Japão diz que Coreia do Norte lançou 2 mísseis balísticos nesta 4ª feira

Segundo autoridade japonesa, ação ameaça paz e estabilidade da comunidade internacional

Imagem da noticia Japão diz que Coreia do Norte lançou 2 mísseis balísticos nesta 4ª feira
Mísseis da Coreia do Norte (Reprodução/Unsplash)
• Atualizado em
Publicidade

A Coreia do Norte lançou nesta 4ª feira (25.mai) pelo menos dois mísseis balísticos, entre os quais um que pode ser intercontinental, de acordo com os governos do Japão e da Coreia do Sul.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

As informações são da rádio e TV NHK Japan. O veículo acrescenta que o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, reuniu o Conselho de Segurança Nacional logo depois dos disparos. O primeiro foi reportado pelo país por volta de 6h. A origem de ambos, segundo Seul, foi a área de Sunan, próxima à capital da Coreia do Norte, Pyongyang.

Ainda conforme a NHK Japan, a Coreia do Norte lançou 15 mísseis balísticos neste ano -- a maior quantidade para um ano desde 2016 --, e, segundo autoridades japonesas, os desta 4ª parecem ter caído fora da zona econômica japonesa no Mar do Japão. De acordo com o secretário-chefe do gabinete japonês, Matsuno Hirokazu, lançamentos como os de hoje não podem ser tolerados, "já que ameaçam a paz e a estabilidade não só do Japão, mas também da região e de toda a comunidade internacional".

Na 2ª feira (23.mai), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez uma visita a Tóquio para discutir questões de segurança frente a ameaças da Coreia do Norte. Na ocasião, prometeu ainda uma defesa militar à Taiwan caso a China tente lançar uma ofensiva na ilha. Ja na 3ª feira (24.mai), os chineses e os russos fizeram um patrulhamento conjunto no Mar do Japão.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade