Geleiras dos Andes tropicais encolheram 42% nos últimos 30 anos
Levantamento aponta queimadas na Amazônia como uma das causas da perda de superfície
As geleiras dos Andes tropicais encolheram 42% nos últimos 30 anos, passando de 2.429,38 km² para 1.409,11 km², de acordo com levantamento do MapBiomas. A perda afeta a integridade dos ecossistemas que dependem do ciclo da água, agricultura, abastecimento de água potável, geração de eletricidade, turismo, entre outros.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Entre as causas apontadas para a perda de quase metade da superfície estão as mudanças climáticas e o aumento das queimadas na Amazônia. "A queima das florestas gera carbono negro, que acelera o recuo das geleiras quando entra em contato com sua superfície", diz trecho do estudo.
O levantamento reforça a necessidade da redução dessas emissões, que se originam da destruição de florestas para que as terras sejam usadas para agricultura e pecuária. As geleiras tropicais andinas se estendem em países como Peru, Bolívia e Equador. A redução em cada um deles foi, respectivamente, de 41,19%, 42,61% e 36,37%.
O estudo foi publicado na revista científica "Remote Sensing" e feito por especialistas da iniciativa MapBiomas Amazônia, em colaboração com a Universidade Nacional Agrária La Molina, o Instituto de Pesquisas em Glaciares e Ecossistemas de Montanha, ambos do Peru, e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Brasil.
Leia também: