Macron nomeia primeira-ministra da França; 2ª mulher a ocupar o cargo
Elisabeth Borne, atual ministra do Trabalho, foi escolhida para substituir Jean Castex
O presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou nesta 2ªfeira (16.mai) a atual ministra do Trabalho, Elisabeth Borne, para o cargo de primeira-ministra da França. O anúncio foi feito poucas horas depois do atual premiê, Jean Castex, renunciar ao cargo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Borne é a segunda mulher a ocupar o cargo depois de Edith Cresson, que esteve no posto entre 1991 e 1992 sob o presidente socialista François Mitterrand. Cresson, em meio a preços crescentes e alta taxa de desemprego, tornou-se muito impopular e permaneceu no cargo por menos de um ano.
A primeira missão de Borne será garantir que o partido de Macron e aliados se saiam bem nas eleições parlamentares da França em junho. A votação, prevista para dois turnos, determinará a maioria dos assentos na Assembleia Nacional, que tem a palavra final sobre o Senado no processo legislativo do país. Em uma rede social, Macron deu boas-vindas à Borne, e indicou as pautas que trabalharão juntos.
"Ecologia, saúde, educação, pleno emprego, renascimento democrático, Europa e segurança: juntos, com o novo governo, continuaremos a agir incansavelmente pelo povo francês", afirmou.
O centrista também agradeceu Castex pelo trabalho dos últimos dois anos. "Obrigado Jean Castex, seu governo e toda a sua equipe. Por quase dois anos, atuou com paixão e compromisso a serviço da França. Orgulhemo-nos do trabalho realizado e dos resultados alcançados em conjunto". Na França, é comum que os presidentes tenham mais de um primeiro-ministro durante os mandatos. Em abril, Macron foi reeleito para mais cinco anos no cargo.
* Com informações da Associated Press