Presidente dos Emirados Árabes Unidos morre aos 73 anos
Governo decretou luto oficial de 40 dias
SBT News
O presidente dos Emirados Árabes Unidos, o sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan, morreu nesta 6ªfeira (13.mai), anunciou a agência de notícias estatal do governo. Ele tinha 73 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Eternizado no edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, o sheikh sofreu um derrame em 2014 e era visto raramente desde então. Apesar de permanecer com o título de presidente, seu meio-irmão, o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed, era amplamente visto como o líder de fato dos Emirados Árabes Unidos, e deve ser escolhido pelo conselho federal formado pelos líderes dos sete emirados que compões o país como novo líder. Durante este período, o vice-presidente e primeiro-ministro Mohammed bin Rashid al-Maktoum, importante aliado dos Estados Unidos, assume o poder interinamente
Nascido em 1948, bin Zayed tomou o poder do emirado mais rico do país, o de Abu Dhabi, em 2004, sucedendo seu pai, o fundador dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Zayed.
Em razão de sua morte, o governo decretou luto oficial de 40 dias e a suspensão por três dias dos trabalho em todos os ministérios e no setor privado.