Vacina contra câncer de próstata, pulmão e ovário começa ser testada
Imunizante foi desenvolvido por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido
A Oxford Vacmedix, empresa criada por pesquisadores da Universidade de Oxford (Reino Unido), começou a testar uma vacina contra três tipos diferentes de câncer: ovário, próstata e pulmão. Os testes estão sendo conduzidos pelos cientistas da companhia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a Oxford Vacmedix, a primeira fase da testagem contará com um grupo bem reduzido. Isso porque apenas 35 voluntários receberão três doses do imunizante. Haverá intervalo de duas semanas entre cada aplicação e os pacientes em questão (todos eles em tratamento contra o câncer) serão monitorados por pesquisadores durante seis meses.
A vacina tem como base o desenvolvimento de uma versão sintética da proteína survivina, que é liberada no organismo por células cancerígenas e impedem o sistema imunológico de agir contra a doença. O objetivo dos cientistas à frente do projeto é fazer com que o imunizante "ensine" o corpo a reconhecer e a atacar tumores.
Segundo o portal Metrópoles, os pesquisadores indicam que os resultados iniciais são promissores. Eles, no entanto, pedem cautela. Isso porque, conforme ressaltam, é necessário aguardar para acompanhar se os voluntários sofrerão algum tipo de efeito colateral.