Publicidade
Mundo

OMS registra 348 casos de hepatite aguda desconhecida em 20 países

No Brasil, são monitorados 16 ocorrências da doença e a morte de um bebê de oito meses

Imagem da noticia OMS registra 348 casos de hepatite aguda desconhecida em 20 países
Quadro clínico consiste em elevada taxa de enzimas hepáticas, vômito, diarreia e dores abdominais | Pixabay
• Atualizado em
Publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, na noite de 3ª feira (10.mai), que novos casos de hepatite aguda de causa desconhecida foram registrados. No total, a entidade contabiliza 348 ocorrências da doença em 20 países, com 70 infecções adicionais de outras 13 nações que estão pendentes de classificação, mediante conclusão de testes.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Apenas seis países informam sobre mais de cinco casos, entre eles o Reino Unido, que registrou mais de 160. Segundo Philippa Easterbrook, membro do programa mundial da OMS sobre a hepatite, foram feitos novos avanços importantes com as pesquisas em relação à doença e alguns refinamentos das hipóteses de trabalho. 

"Atualmente, as principais hipóteses são as que envolvem o adenovírus [grupo de vírus que normalmente causam doenças respiratórias] e também continua sendo importante o papel do SARS-CoV-2 [covid-19]", disse ele. 

Análises preliminares mostram que o quadro clínico consiste em inflamação do fígado e inclui elevada taxa de enzimas hepáticas, vômito, diarreia e dores abdominais. Alguns casos também provocaram insuficiência hepática e necessitam de transplante. A doença acomete, sobretudo, menores de idade.

+ Caso raro de varíola de macaco é confirmado na Inglaterra

No Brasil, estão sendo monitorados seis casos em São Paulo, cinco no Rio de Janeiro e dois no Paraná. As outras três infecções foram registradas nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina e Pernambuco. No Rio, a morte de um bebê de oito meses, que morava no município de Maricá, também está sob investigação.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade