OMS registra 348 casos de hepatite aguda desconhecida em 20 países
No Brasil, são monitorados 16 ocorrências da doença e a morte de um bebê de oito meses
SBT News
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, na noite de 3ª feira (10.mai), que novos casos de hepatite aguda de causa desconhecida foram registrados. No total, a entidade contabiliza 348 ocorrências da doença em 20 países, com 70 infecções adicionais de outras 13 nações que estão pendentes de classificação, mediante conclusão de testes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apenas seis países informam sobre mais de cinco casos, entre eles o Reino Unido, que registrou mais de 160. Segundo Philippa Easterbrook, membro do programa mundial da OMS sobre a hepatite, foram feitos novos avanços importantes com as pesquisas em relação à doença e alguns refinamentos das hipóteses de trabalho.
"Atualmente, as principais hipóteses são as que envolvem o adenovírus [grupo de vírus que normalmente causam doenças respiratórias] e também continua sendo importante o papel do SARS-CoV-2 [covid-19]", disse ele.
Análises preliminares mostram que o quadro clínico consiste em inflamação do fígado e inclui elevada taxa de enzimas hepáticas, vômito, diarreia e dores abdominais. Alguns casos também provocaram insuficiência hepática e necessitam de transplante. A doença acomete, sobretudo, menores de idade.
+ Caso raro de varíola de macaco é confirmado na Inglaterra
No Brasil, estão sendo monitorados seis casos em São Paulo, cinco no Rio de Janeiro e dois no Paraná. As outras três infecções foram registradas nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina e Pernambuco. No Rio, a morte de um bebê de oito meses, que morava no município de Maricá, também está sob investigação.