Cerca de 63% dos eleitores franceses já foram às urnas nesta tarde
Disputa entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen deve ser mais acirrada que em 2017
SBT News
A participação da população francesa no segundo turno das eleições chegou a 63,23% às 17h deste domingo (24.abr) - 12h no horário de Brasília. Os dados são do Ministério do Interior, que destaca a importância do comparecimento dos cidadãos às urnas, uma vez que a disputa entre o atual presidente Emmanuel Macron e a candidata Marine Le Pen deve ser acirrada.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Até o último dia 22, a maioria das pesquisas aponta Macron como favorito entre os franceses. O levantamento do Instituto Elabe, por exemplo, aponta para a vitória do político com 55,5% dos votos (contra 44,5% em favor de Le Pen), assim como a pesquisa do Ifop-Fiducial (55% contra 45%). O Ipsos, por sua vez, mostra 57% de vantagem para o atual presidente, enquanto a candidata de extrema-direita fica com 43% de apoio.
Ambos os candidatos apelaram aos eleitores que não votaram neles no primeiro turno para que fossem às urnas, já que o voto na França não é obrigatória. Todos os eleitores terão até às 20h (14h em Brasília) para realizar a votação, que acontece por meio de cédulas.
+ Macron e Le Pen disputam votos de uma França dividida
Na busca por reeleição este ano, Macron terminou o primeiro turno, realizado no último dia 10, com 27,8% dos votos, enquanto Le Pen conquistou 23,2%. O esquerdista Jean-Luc Mélenchon ficou em terceiro lugar, com 22% dos votos. De acordo com pesquisas, 37% dos eleitores de Mélenchon pretendem apoiar Macron, enquanto 18% devem optar por Le Pen.