Mundo está vivendo tríplice crise climática, alerta chefe da ONU
Alta emissão de gases poluentes e constante desmatamento florestal estão entre as preocupações
SBT News
Em pronunciamento na manhã desta 6ª feira (22.abr), o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou que o mundo está vivendo uma tríplice crise climática devido à mudança do clima, perda de biodiversidade e poluição. Para evitar a destruição gradual do planeta, o líder reforçou o compromisso com a diminuição de emissões para conter o aumento da temperatura a 1,5ºC.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Precisamos agir rápido para evitar uma catástrofe. Nós devemos limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC e, para isso, os governos devem cortar 45% das emissões até 2030 e atingir a política de carbono zero até 2050", disse Guterres, enfatizando que os países também devem aumentar o investimento em energias sustentáveis, deixando a produção de carvão de lado.
+ Boris Johnson estima que guerra na Ucrânia dure até o fim de 2023
Um adendo sobre a perda anual de florestas também foi feito pelo chefe da ONU. Segundo ele, o desmatamento anual equivale a 4,7 milhões de hectares, uma área maior que a Dinamarca. Com isso, membros da organização estimam que cerca de 1 milhão de espécies animais e vegetais estejam ameaçadas de extinção. "Ainda há esperança, mas precisamos fazer muito mais e muito mais rápido", frisou.