Vigília Pascal volta a ser celebrada com a presença de fiéis
Papa Francisco participou mas, pela primeira vez, não presidiu a cerimônia por causa de problemas de saúde
SBT Brasil
No Vaticano, a Vigília Pascal voltou a ser celebrada com a presença de fiéis depois de dois anos de restrições devido à pandemia.O Papa Francisco participou mas, pela primeira vez, não presidiu a cerimônia por causa de problemas de saúde.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A benção do chamado "fogo novo", que segundo a tradição cristã representa Jesus ressuscitado, abriu a celebração mais antiga e importante da igreja católica: a Vigília de Páscoa.
Assim que o Círio Pascal foi aceso no Vaticano, a procissão formada por cardeais, bispos e sacerdotes seguiu até o altar. Milhares de fiéis também acenderam velas e, aos poucos, a Basílica de São Pedro se iluminou.
O Papa Francisco, que apareceu mancando ao longo das celebrações da Semana Santa, passou a maior parte da longa cerimônia deste sábado sentado. Aos 85 anos, o pontífice superou bem a complexa operação no cólon em julho do ano passado, mas tem sofrido com dores no quadril e uma inflamação no joelho, e há meses enfrenta dificuldades para caminhar.
Durante a vigília deste sábado, ao encorajar os fiéis a terem mais esperança, o líder católico disse que "com muita frequência, contemplamos a vida e a realidade com os olhos voltados para baixo; esperando apenas que o dia passe, desiludidos quanto ao futuro, pensando que as coisas nunca vão mudar".
O Papa fez uma referência à guerra na Ucrânia ao dizer que "a fé também se manifesta com obras de amor, fraternidade e paz, principalmente neste tempo marcado pelos horrores da guerra".
A fala foi acompanhada pelo prefeito da cidade de Melitopol, na Ucrânia, que estava sentado na primeira fila. Ele passou cinco dias em poder das forças russas no mês passado e foi libertado em uma troca de prisioneiros entre os dois governos.
Durante a liturgia, sete adultos, de diferentes nacionalidades, foram batizados. As celebrações que marcam a ressurreição de Jesus continuam neste domingo, com a tradicional missa e benção de Páscoa do Papa Francisco na Praça de São Pedro.
A expectativa é que milhares de fiéis participem do evento tradicional, que nos últimos dois anos aconteceu sem a presença do povo devido às restrições impostas pela pandemia.
A "Urbi et Orbi" -- que em português significa "de Roma para o mundo" -- é concedida pelo líder da igreja católica aos fiéis de todo o planeta na Páscoa e no Natal.
Leia também: