Experiência leva fãs ao mundo de Bridgerton
SBT News mostra como é o espetáculo imersivo que coloca o visitante dentro da série
Cleide Klock
De repente, estamos diante de Sua Majestade, dançando ao som das músicas que nos fizeram sonhar com o Duque de Hastings (Regé-Jean Page) e com Daphne Bridgerton (Phoebe Dynevor), vestindo a coroa, desfilando pelos pomposos salões decorados como se estivéssemos no século XIX. A série da Netflix, "Bridgerton" saiu das telas e agora é possível se sentir na luxuosa Regência Britânica dos idos de1800, tempo em que se passa o romance, cheio de amor, sexo, intrigas e fofocas, baseado nos bestsellers da escritora americana Julia Quinn.
O Baile da Rainha: Uma Experiência Bridgerton (The Queen's Ball: A Bridgerton Experience), um espetáculo sob medida para os fãs e perfeitamente 'instagramável', acaba de ser inaugurado em Los Angeles.
Logo na entrada, os 'serviçais da corte' vestidos à caráter -- com perucas brancas enroladinhas -- já saúdam os visitantes com champanhe. Móveis usados nos cenários da série e figurinos estão expostos já no início da experiência. O visitante logo é levado ao atelier de costura da Madame Delacroix, que além de roupas tem ainda coroas, maquiagem e outros acessórios para quem quer se preparar para conhecer a rainha que aguarda no salão ao lado. No meio do caminho, um bar com coquetéis dignos da realeza para fazer o esquenta da festa que está por vir.
A voz de Lady Whistledown guia o público durante toda a experiência que também oferece um caça ao tesouro para descobrir quem é a enigmática fofoqueira. Há ainda uma parada em um estúdio de pintura do período da Regência para registrar sua nobre pose (tudo em telas digitais com filtros vitorianos, aliás). Na sequência, vem a tão esperada audiência com a rainha para tentar ganhar seu favor.
Ao longo da noite, dançarinos com os mesmos trajes que nos fizeram babar em frente à tela rodopiam ao som de músicas inspiradas na série e interpretadas por um quarteto de cordas, incluindo versões clássicas de músicas contemporâneas de estrelas como Taylor Swift, Billie Eilish and Dua Lipa. Claro que o público é convidado a dançar. Sua Majestade sempre anuncia a "escolhida" no final da festa, o "diamante da noite".
O palco
A Experiência Bridgerton foi inaugurada na última semana, em Los Angeles, no centenário hotel Millennium Biltmore, de 1923, no centro da cidade. O local por si só já é cheio de história com seus luxuosos salões de baile que já receberam as mais ilustres celebridades da era de Ouro de Hollywood. Além de sediar oito cerimônias do Oscar em suas dependências, foi onde aconteceu a reunião na qual foi criada a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. É possível ver The Biltmore em filmes clássicos como "Rocky III", "Caça Fantasmas", "Chinatown", "Um Tira da Pesada", além de séries como "Barrados no Baile", "Glee" e "Scandal".
A mesma experiência está simultaneamente em outras cidades americanas: Chicago, Washington D.C. e em Montreal (Canadá), mas promete rodar o mundo. Uma versão similar também acontece em Londres.
Nos últimos anos, a Netflix deu ênfase às experiências ao vivo fora da tela. Em 2020, foi lançada a de "Stranger Things", no ano seguinte uma temática sobre "La Casa de Papel", além de outra de realidade virtual sobre o filme de Zack Snyder, "Army of the Dead -- Invasão em Las Vegas"
Spoiler
Só não espere encontrar o Duque em O Baile da Rainha: Uma Experiência Bridgerton, infelizmente ele não aparece, nem na experiência nem na segunda temporada da série que acaba de estrear. Aliás, o ator Regé-Jean Page não renovou o contrato com a Netflix e não deve mais voltar para a franquia.
Mais um recorde
A experiência foi inaugurada, em Los Angeles, junto com a estreia da segunda temporada de "Bridgerton", na última sexta-feira (25.mar). No lançamento da primeira temporada, em 2020, logo se tornou a atração original mais vista da história da Netflix. Em janeiro de 2021, já havia sido assistida por 82 milhões de pessoas, em menos de um mês. "Bridgerton" só foi ultrapassada em outubro pelo fenômeno sul-coreano "Round 6", que é o dono do posto número 1 da plataforma.
Porém, a produção de Shonda Rhimes é a série em língua inglesa mais assistida no serviço de streaming e agora acaba de bater outro recorde. Só no primeiro final de semana, a segunda temporada atingiu 193 milhões de horas de visualizações, entrando no Top 10 da Netflix em 92 países.
Bridgerton se tornou o título de TV, em inglês, mais assistido do streamer durante o fim de semana de estreia. A série também conseguiu garantir o segundo lugar para a estreia mais popular de um fim de semana, ficando logo atrás da espanhola "Money Heist", que totalizou 201,9 milhões de horas de exibição.
A primeira temporada de "Bridgerton" também está novamente aumentando a popularidade, alcançou o terceiro lugar na série principal da Netflix esta semana, com 32,3 milhões de horas de exibição, enquanto os fãs revisitam o caso de amor apimentado entre Daphne Bridgerton e Simon Basset, que já deixou saudades.
O que esperar da segunda temporada
Assim como nos livros dos quais a série foi inspirada, cada título e consequentemente cada temporada, conta a história de um integrante da família homônima. A primeira temporada adaptou o primeiro livro "O Duque e Eu", com a paixão avassaladora entre Daphne (Phoebe Dynevor) e o duque de Hastings (Regé-Jean Page).
Nesta segunda temporada, segue o título "O Visconde que me Amava". A trama gira em torno de Anthony (Jonathan Bailey), primogênito dos Bridgerton, que agora vai em busca de uma esposa que esteja aos pés de suas exigências: ser bonita, poliglota,querer ter filhos, gostar de literatura e segue uma listinha cheia de pré-requisitos. Lembrando que na primeira temporada, ele estava apaixonado pela cantora de ópera Siena Rosso (Sabrina Bartlett), mas este era um amor proibido que jamais seria aceito pelos padrões da família e pelo código de conduta da sociedade conservadora.
Entra em cena agora Kate Sharma (Simone Ashley), que acaba de chegar da Índia e traz sedução a temporada atual, que é mais olhares que saem faíscas e menos sexo, como foi a anterior.
Cenas dos próximos capítulos
"Bridgerton" já está garantida, pelo menos, para mais duas temporadas, ainda sem data para as próximas estreias. Se a adaptação da Netflix continuar seguindo os livros de Julia Quinn, a terceira temporada vai trazer Benedict, segundo filho mais velho e artista da família, como protagonista. O livro 3 -- "Uma Proposta de um Cavalheiro" ("An Offer From a Gentleman") é uma história aos moldes de "Cinderela"com badaladas à meia-noite e madrasta malvada.
Para os fãs desse universo, a Netflix já anunciou que está preparando uma série spin-off com o foco na história da Rainha Charlotte, que além de contar a vida dela vai intercalar a amizade com as jovens Violet Bridgerton e Lady Danbury.
Confira o trailler: