Haia determina que Rússia suspenda operações militares na Ucrânia
Corte Internacional de Justiça divulgou medidas provisórias para o fim do conflito
A Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, na Holanda, divulgou nesta 4ª feira (16.mar) medidas provisórias para a contenção do conflito entre Rússia e Ucrânia, que chegou ao seu 21º dia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Tribunal decidiu que a Rússia deve suspender imediatamente as operações militares que iniciou em 24 de fevereiro de 2022 no território ucraniano e também assegurar que qualquer grupo armado que os apoie não promovam ações militares na região.
Além disso, a Corte determinou que os dois países não tomem nenhuma atitude que possa agravar ou estender o conflito.
Em seu Twitter, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comemorou a decisão do Tribunal: "A Ucrânia obteve uma vitória completa em seu caso contra a Rússia na Corte Internacional de Justiça. A CIJ ordenou que a invasão pare imediatamente. A ordem é obrigatória sob a lei internacional. A Rússia deve cumprir imediatamente. Ignorar a ordem isolará ainda mais a Rússia".
Ukraine gained a complete victory in its case against Russia at the International Court of Justice. The ICJ ordered to immediately stop the invasion. The order is binding under international law. Russia must comply immediately. Ignoring the order will isolate Russia even further
? ????????? ?????????? (@ZelenskyyUa) March 16, 2022
Leia também:
+ Pela primeira vez, Biden chama Putin de "criminoso de guerra"