Guerra na Ucrânia provocou morte de 516 civis, diz ONU
Organização Internacional para Migrações fechou parceria para ajudar refugiados do conflito
SBT News
A guerra na Ucrânia provocou a morte de 516 civis, incluindo 37 crianças, e deixou 908 pessoas feridas, até esta 4ª feira (9.mar), segundo o Escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). O órgão acrescenta que o número de refugiados em decorrência do conflito alcançou patamar superior a 2 milhões.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nesta 4ª, para auxiliar os refugiados da guerra que buscam abrigo temporário na Polônia, Moldávia, Romênia, Hungria e Eslováquia, a Organização Internacional para Migrações (OIM) anunciou uma parceria com a plataforma americana Airbnb. Por meio dela, pessoas serão incentivadas a oferecerem moradia gratuita ou com desconto, nas próximas semanas ou meses. Para isso, será usado o Fundo de Refugiados Airbnb.org.
Segundo a vice-diretora da OIM, Amy Pope, é extremamente importante "fornecer acomodações seguras, privadas e acessíveis". Ainda de acordo com ela, a organização se orgulha muito da parceria com a Airbnb, principalmente neste momento em que o frio permanece rigoroso em muitos países e, dessa forma, a possibilidade de encontrar moradia quente e segura impacta no bem-estar físico e mental dos refugiados da Ucrânia.
Atuando em conjunto em outros momentos nos últimos cinco anos, a OIM e a plataforma americana ajudaram 54 mil refugiados de conflitos no Afeganistão, Síria e Venezuela. Na semana passada, a Airbnb anunciou que vai ofereceria alojamentos temporários de curta duração para 100 mil ucranianos em fuga da invasão russa. Segundo a ONU, por enquanto, mais de 15 mil anfitriões se registraram no aplicativo e estão oferecendo casas gratuitamente ou com desconto, em diversos países.
Veja também: