Harris viaja para Polônia em meio a crise sobre fornecer caças à Ucrânia
Vice-presidente dos EUA embarcou nesta quarta (09.mar) para encontro de líderes internacionais
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, viaja para Polônia em meio uma turbulência diplomática sobre um plano ocidental de fornecer caças à Ucrânia. Ela embarcou nesta 4ª feira (9.mar) a caminho de Varsóvia para reunir apoio internacional e tranquilizar aliados orientais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com o plano do governo polonês de transferir seus caças de fabricação russa para uma base militar dos Estados Unidos na Alemanha, a expectativa é de que os aviões sejam entregues a pilotos ucranianos que tentam se defender das forças russas. A ideia é que os EUA forneceriam à Polônia jatos fabricados nos EUA com "capacidades correspondentes". A declaração foi dada na última 3ª feira (8.mar) pelo Ministério das Relações Exteriores do país.
No entanto, os Estados Unidos não foram consultados sobre a prontidão de transferir jatos. Altos funcionários do governo americano informaram que a vice presidente discutirá a questão na viagem.
Harris se encontrará com refugiados ucranianos e com diplomatas americanos que se mudaram para a Polônia. Além desses países, ela viajará para Romênia, que também recebe migrantes fugindo da guerra na Ucrânia.
"A viagem da vice-presidente à Polônia e à Europa é parte de nosso esforço para mostrar nosso forte apoio aos nossos aliados e parceiros da OTAN, a assistência de segurança que eles estão fornecendo, seu papel em aceitar e acolher refugiados da Ucrânia", disse a secretária da Casa Branca, Jen Psaki, à imprensa.