Cerca de 115 brasileiros já deixaram a Ucrânia rumo a países vizinhos
Itamaraty auxilia cidadãos do Brasil que desejam deixar o país ucraniano
SBT News
O ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que cerca de 115 brasileiros conseguiram deixar a Ucrânia rumo a países vizinhos, principalmente Polônia e Romênia, com ajuda do Itamaraty.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ainda segundo o governo, outros 70 brasileiros registrados na lista da Embaixada do Brasil na Ucrânia seguem no país e possuem interesse em deixá-lo. Estima-se que, antes do início da guerra, cerca de 500 brasileiros viviam em solo ucraniano.
Nesta 4ª feira (02.mar), o ministro das Relações Exteriores Carlos França conversou sobre o conflito com o Alto Representante da União Europeia para Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell. De acordo com o Itamaraty, "os ministros concordaram quanto à urgência de cessar as hostilidades, preservar vidas e continuar as negociações diplomáticas. O Brasil defende soluções equilibradas, que considerem as preocupações de todas as partes envolvidas e conduzam à paz na região".
A equipe da embaixada brasileira postou no Twitter uma foto logo que chegaram a cidade de Lviv, para onde foram após deixar a capital Kiev. Um centro de apoio e acolhimento está sendo montado. O grupo terá apoio de servidores do Itamaraty que trabalham na Polônia, país vizinho da Ucrânia.
O Embaixador do ?? na #Ucrânia chegou a #Lviv com equipe da embaixada e brasileiros em saída do país. A equipe está montando centro de apoio e acolhimento a brasileiros, com servidores do #Itamaraty que já estão em deslocamento da #Polônia. ?????? pic.twitter.com/UAVAqi7NL0
? Itamaraty Brasil ?? (@ItamaratyGovBr) March 2, 2022
Leia também:
+ Tribunal de Haia abre investigação sobre crimes cometidos pela Rússia