Secretário-geral da ONU pede que Putin envie tropas de volta à Rússia
Chefe da Organização das Nações Unidas faz apelo para evitar guerra na Europa
SBT News
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, se pronunciou no início desta 5ª feira (24.fev) após o início de uma operação militar russa no leste da Ucrânia e fez um apelo para que seja evitada uma guerra na Europa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Nas presentes circunstâncias, devo alterar o meu apelo: presidente Putin, em nome da humanidade, traga suas tropas de volta à Rússia. Em nome da humanidade, não permita que comece na Europa o que poderia ser a pior guerra desde o início do século", afirmou Guterres. "Hoje é o momento mais triste do meu mandato como secretário-geral das Nações Unidas. O que está claro para mim é que esta guerra não faz nenhum sentido", completou o chefe da ONU.
As forças militares da Rússia foram enviadas para Donetks e Lugansk, regiões do leste ucraniano dominadas por separatistas russos. Em tom de ameaça, Putin afirmou que haverá "consequências que eles nunca viram" caso outros países tentem interferir na ação.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a operação russa "trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano", e prometeu uma resposta forte da Otan.
De Kiev, capital da Ucrânia, Sergio Utsch atualiza as informações sobre o conflito na região.
Leia também:
+ Biden: "Rússia é responsável pela morte e destruição que este ataque trará"